Financeiro

Leia em 3 minutos

Conciliação bancária: sua gestão financeira otimizada com OFX Aprenda tudo o que você precisa saber sobre e conciliação bancária e como realizá-la utilizando OFX.

Por Redação

Ao fazer a gestão financeira de uma empresa, constantemente lidamos com transações variadas, em diversas plataformas e meios de pagamento. Contas bancárias, transferências, recebimentos, pagamentos, vendas, entre outras.

É comum que empresas mantenham inúmeras planilhas financeiras para ter controle sobre todos os lançamentos, e isso pode se tornar extremamente caótico. Mas e se eu te disser que há uma solução mais simples?

Deixa eu te contar um pouco mais sobre a conciliação bancária.

O que é conciliação bancária?

Conciliação bancária é simplesmente agregar todas as informações sobre as transações de sua empresa em um único lugar, evitando lançamentos duplicados, lançamentos não realizados, entre diversos problemas que podem surgir quando se lida com várias plataformas.

Dessa forma, cada lançamento em suas contas bancárias é também lançado no sistema, ou associado a uma transação já existente. Mas isso parece ser trabalhoso, certo?

Bom, manualmente seria algo cansativo e que demandaria muito tempo, mas é pra isso que existe a ferramenta de conciliação bancária, que permite que arquivos OFX sejam importados para o Fácil123.

Mas afinal, o que é o arquivo OFX?

Ao consultar seu extrato bancário, a maioria dos bancos permite que os dados sejam exportados para um arquivo que pode ser baixado para o seu computador. Esse é o arquivo OFX, ele contém todas as informações do seu extrato bancário dentro do período que você selecionou.

Com esse arquivo em mãos você pode realizar a conciliação bancária. Ou seja, importar para o sistema todas as transações que estão em sua conta bancária.

Conciliação bancária vs Fluxo de Caixa: Quais as diferenças?

Se você chegou até aqui, você já sabe o que é conciliação bancária, mas talvez ainda esteja com dúvidas sobre a diferença dela para o fluxo de caixa.

É simples, o fluxo de caixa é o controle financeiro sobre tudo que entra e sai de seu caixa em determinado período, futuro ou passado. Já a conciliação bancária é inserir no sistema, através da importação do arquivo OFX, informações sobre transações bancárias já realizadas.

Ou seja, o fluxo de caixa projeta, e a conciliação bancária consolida aquilo que já foi realizado.

Quais são as vantagens da conciliação bancária?

Realizar a conciliação bancária tem uma série de vantagens para a gestão financeira de sua empresa. Com ela, é possível ter, em um só lugar, todas as transações bancarias de sua empresa, junto à todas as transações realizadas internamente no sistema.

Por exemplo, ao invés de lançar manualmente no sistema o pagamento de uma conta, você pode lançar o pagamento ao realizar a conciliação bancária, associando um débito ao pagamento de uma conta. Da mesma forma, você pode associar uma entrada na conta bancária a um pagamento recebido sobre uma venda, e assim por diante. Com a conciliação bancária, todas as informações financeiras de sua empresa ficam registradas no sistema, e você sempre saberá a origem de um pagamento ou recebimento.

Como realizar a conciliação bancária?

A conciliação bancária pode ser realizada manualmente em uma planilha comparando todos os lançamentos da conta bancária aos lançamentos financeiros da empresa? Eu estaria mentindo se dissesse que não.

Mas você realmente quer gastar o seu tempo comparando lançamento por lançamento e abrindo margem pra erros?
Creio que não… Pra isso, existe a ferramenta de importação de OFX no Fácil123. Basta inserir o arquivo OFX, e deixar que o sistema compare os lançamentos automaticamente, assim você só precisa verificar, e inserir aqueles que não estiverem no sistema.