Vendas

Leia em 3 minutos

Tudo o que você precisa saber sobre Domínios Quer saber um pouco mais sobre Domínios? continue lendo o nosso post!

Por Kemilly

Quando estamos começando a vender online precisamos entender a necessidade de alguns passos que serão dados para a construção do seu site, um dos primeiros passos é criar um domínio.

Registrar o domínio garante que outros empreendimentos na web não façam uso do mesmo nome que você escolher para o seu negócio. Aliás, uma forma de garantir que não apareçam outras lojas virtuais nem mesmo com nomes parecidos com o seu.

Não se preocupe, nossa intenção com esse artigo não é lhe vender nada, apenas queremos auxiliar você a entender os conceitos. E agora você deve estar se perguntando, O que é um domínio? Para que serve? Como criar um? Continue lendo o nosso post!

O que é um domínio?

Um domínio na internet é um conjunto de caracteres que você coloca no navegador para encontrar um site na internet, como por exemplo o Google.com ou o Facebook.com.

O domínio funciona como se fosse um endereço físico. Imagine que alguém deseja saber onde a sua loja fica, nesse caso seria passado um endereço. Tal como:

– Oi, tudo bem? Nossa loja fica na Rua XX, no bairro:XX, na sala de número XX.

Um domínio funciona do mesmo jeito, mas de forma virtual, ao enviar o endereço da sua loja, assim como na sua loja física, o seu cliente entra na loja e consegue navegar por ela e comprar o que desejar.

A estrutura de um domínio

Para completar a definição de domínio, iremos analisar a sua estrutura. Tomemos como exemplo o nome de domínio do site Fácil123: www.Fácil123.com.br
www: corresponde ao domínio de terceiro nível (World Wide Web).
Fácil123: corresponde ao domínio de segundo nível, é o nome do site.
.com.br: corresponde ao domínio de primeiro nível, também chamado extensão de nome de domínio (ou TLD, top-level domain). Para ver mais alguns tipos de extensão, clique aqui: Ver mais!

O que é Hospedagem?

Diferente do domínio, que faz apenas a ligação de seu site para que ele seja acessado através de uma palavra ou sequência de caracteres, a hospedagem é um como um espaço online reservado para seu site na internet, é nela que você armazena os arquivos que mantém seu site no ar. Quer saber um pouco mais sobre a hospedagem? Veja nesse post!

Pra que serve um Domínio?

Os domínios servem como um atalho para o servidor que hospeda o seu site. Sem isso, qualquer um que quisesse visitar o seu site precisaria inserir o endereço de IP completo dele. Mas o problema é que um endereço de IP é algo difícil para as pessoas memorizarem.
Mesmo que a gente tenha que memorizar documentos de identidade ou até mesmo números de telefone, seria impossível decorar os endereços de IP de todos os sites que nós acompanhamos.
Assim, um dos principais objetivos dos domínios é de facilitar a memorização do endereço de um site.

Como funciona o registro do domínio?

O registro de domínio é um processo administrativo para garantir uma importante propriedade para uma empresa: o seu domínio na Internet. Tão importante quanto a marca, o domínio é o endereço eletrônico de uma página/empresa.
Diferente da marca registrada, o domínio pertence a quem o registra primeiro, mesmo que o responsável pelo registro não seja o proprietário da marca. Em uma breve pesquisa na internet é possível visualizar diversos sites com as mais variadas opções de domínios. Sendo esses serviços pagos ou gratuitos.

Quer saber mais sobre o assunto? Temos um vídeo para você.