Vendas

Leia em 2 minutos

O que é hospedagem de site? Quer saber tudo que precisa sobre hospedagem de site? Continue lendo nosso post

Por Anne

Quando decidimos vender online ou ter um blog nos deparamos com vários passos a serem seguidos e, muitas vezes, nos perdemos com tanta informação.
Um passo necessário é escolher o serviço de hospedagem onde ficará o nosso site.
Nesse momento você pode estar se perguntando: Mas o que é hospedagem? Como faço para ter esse serviço?

Se você é uma dessas pessoas, preparamos esse artigo para te ajudar nessa jornada.
Nossa intenção com esse artigo é auxiliar você a entender os conceitos.

O que é hospedagem de site?

A hospedagem é um serviço que armazena e disponibiliza uma loja virtual, site, aplicativo ou página na internet.

Para criar um site é necessário ter um conjunto de arquivos que possam ser acessados através de um navegador conectado à internet. Para que as pessoas possam acessar esses arquivos é necessário que eles estejam hospedados em um servidor, que é um computador configurado para receber visitantes e conectado à internet.

De forma prática então, a hospedagem é o local onde os arquivos e páginas de um site ficam gravados. Assim, como em uma casa, uma hospedagem possui um endereço chamado de domínio. Sempre que alguém digitar o seu domínio no navegador, o servidor irá transferir os arquivos necessários para atender a solicitação.
Se você quiser saber mais sobre domínio, temos um material que pode ajudar.

Como escolher o serviço de hospedagem

Existem opções gratuitas e pagas de hospedagem, tudo vai depender do que você julga necessário para sua operação e caiba no seu orçamento. Abaixo daremos duas dicas para te ajudar na escolha da hospedagem.

1 – Hospedagem sem anúncios: mesmo que você não tenha orçamento para pagar uma hospedagem, você precisa se atentar a esse detalhe e escolher uma plataforma que não polua o seu site com anúncios.

2 – Armazenamento e largura de banda suficientes para o seu site: você precisa confirmar que há espaço de armazenamento suficiente e que seu site não ficará fora do ar devido à largura de banda insuficiente. Simplificando esse tópico, podemos imaginar como se você estivesse alugando um espaço físico para sua loja. Se dentro dele cabem apenas 3 pessoas e 5 pessoas tentarem entrar ao mesmo tempo, você terá um problema para resolver. Na hospedagem funciona da mesma forma, se o serviço que você escolher suportar apenas 4 pessoas acessando ao mesmo tempo e, você tiver uma quantidade de acesso superior ao suportado, seu site pode ficar lento ou até cair.

Algumas empresas oferecem serviço de hospedagem, facilitando a jornada na criação do seu site. É possível, ainda, contratar hospedagem e domínio juntos, como em um pacote, caso seu orçamento permita.

Com uma breve pesquisa na internet você encontra várias opções de hospedagem para contratar.

Quer saber mais sobre o assunto? Temos um vídeo para você