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Relatório de produtos mais vendidos: por que acompanhar? Você acompanha o relatório de produtos mais vendidos? Ele pode fornecer várias informações relevantes sobre seu negócio. Confira!

Por Francesca Rodrigues

Muitas empresas não sabem quais são os produtos mais vendidos do seu negócio e quais são aqueles que ficam mais tempo parados no estoque.

Os empreendedores passam, então, a montar o estoque baseados na intuição. Mas, a intuição nem sempre acerta. E aí acontece o inevitável: produtos parados, capital de giro reduzido e produtos mais importantes em falta.

Quer evitar esse problema? Continue lendo nosso post e entenda como o relatório de produtos mais vendidos pode ajudar o seu negócio.

Compras mais assertivas

O primeiro ponto que pode ser melhorado na sua empresa baseado no relatório de produtos mais vendidos é o processo de compras.

Acompanhando a quantidade vendida de cada produto é possível entender como a reposição de estoque deve trabalhar.

Assim, você não corre o risco de ter produtos encalhados no estoque ou de faltar aqueles produtos que mais vendem, comprometendo o seu faturamento.

Acompanhar as ações de vendas

Outro dado que pode ser facilmente apurado, utilizando o relatório de produtos mais vendidos, é o resultado das ações de vendas.

Muitos dados para a gestão de vendas podem ser coletados através desse relatório:

  • Analisar quais são os produtos que mais estão vendendo;
  • Verificar os produtos que deixaram de vender em um determinado período;
  • Averiguar se as promoções surtiram efeito através do aumento expressivo da venda de um determinado item.

É através desses indicadores que é possível saber se as suas ações previstas tiveram ou não o efeito que esperava.

Entender a participação no faturamento de cada produto

Mesmo que você já acompanhe o faturamento acumulado, olhar os valores faturados por produto traz uma outra visão.

Imagine que você venda uma quantidade menor de um produto mais caro e que gera mais lucro. Imagine ainda que você venda em grandes quantidades um produto mais barato que tem uma margem bem menor.

Utilizando o relatório de produtos mais vendidos é possível entender qual a representatividade de cada um desses em relação ao seu faturamento, trazendo uma compreensão mais clara sobre o giro do seu estoque e as suas oportunidades no mercado.

E aí? Que tal começar a olhar os produtos mais vendidos? Não deixe de compartilhar conosco os seus resultados!