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Gestão de vendas: conheça os fundamentais indicadores A gestão de vendas precisa ser pautada em números. Por isso, trouxemos nesse post os indicadores essenciais para você acompanhar e ter resultados.

Por Josimar Garcia

Por muito tempo a gestão de vendas era pautada apenas em um número: a quantidade de vendas efetivamente fechadas.

O problema é que esse número não é suficiente para medir o desempenho do departamento comercial. Ele traz apenas um dado isolado sem que você possa trabalhar estrategicamente sobre ele.

O ideal é que você acompanhe quatro indicadores para entender as próximas ações e medidas a serem tomadas em relação as suas vendas, assim como ter a certeza se a estratégia traçada está funcionando ou não.

Quer saber quais são esses indicadores para medir e otimizar os seus resultados e do seu time? Continue lendo esse artigo!

1. Vendas acumuladas

O primeiro indicador a ser acompanhado, após a definição das metas de vendas, é o volume de vendas acumuladas.

Esse dado diz respeito ao acompanhamento do faturamento acumulado em um determinado mês, tirando as devoluções ou cancelamentos de serviços. Como se fosse o “saldo” das suas vendas em um determinado período.

Acompanhar o faturamento acumulado, em relação ao mês ou ao ano anterior, faz com que você tenha uma visão mais clara se as vendas estão crescendo ou não.

Ao analisar o faturamento acumulado em relação a meta prevista é possível compreender quais ações precisam ser tomadas a curto e a longo prazo para que você atinja os objetivos propostos anteriormente.

Para fazer esse acompanhamento, você pode utilizar um sistema de gestão como o Fácil123 ou utilizar uma planilha.

Se optar pela planilha, nós disponibilizamos uma gratuita. Faça o download agora mesmo!

2. Produtos mais vendidos

Outro indicador que precisa ser acompanhado se refere aos produtos mais vendidos.

É com essas informações que é possível entender se as vendas não estão focadas nos produtos que você não gostaria. Ou ainda se estão focadas só em um produto e sua estratégia é vender um mix.

As informações vindas desse relatório precisam ser vistas conforme a estratégia da empresa. Por isso, não existe certo e errado ou ainda receita ideal.

Se você faz uma promoção de um item, por exemplo, esse relatório deve trazer melhores resultados nesse item.

Um jeito de otimizar os resultados através dos produtos mais vendidos é aplicar essas informações na Curva ABC. Confira nosso artigo e saiba como utilizá-la.

3. Canais que os clientes estão chegando

Imagine que sua empresa investiu em alguns canais para aumentar as vendas: fez investimentos em marketing digital, aumentou a prospecção e fez divulgação na rádio local.

Sem acompanhar os canais por quais os clientes chegam, não é possível saber qual deles está gerando resultado.

Saber este indicador levará a fazer mais investimentos em alguns pontos: se a maior parte dos clientes chega por indicações, por exemplo, pode-se criar um benefício para os clientes que estão indicando e assim fidelizá-los à marca.

Assim como, se eu vi que a rádio local não traz resultados, posso diminuir ou extinguir esse canal.

Os canais que funcionam variam conforme a empresa e o segmento dessa, mas é necessário sempre mapeá-los para acompanhar os resultados.

4. Satisfação dos clientes

O último indicador a ser acompanhado é a satisfação do cliente.

É importante ressaltar que esse é um indicador que não deve ser visto apenas pela gestão de vendas, mas sim por todos os colaboradores da empresa.

A satisfação do cliente deve ser pensada como cultura da empresa.

O cliente precisa ter uma boa experiência e suas vendas devem estar comprometidas com o sucesso do cliente.

Se você entrega uma boa experiência e produtos que façam com que o cliente atinja sucesso, certamente a sua taxa de retenção será maior. Os clientes voltarão a comprar.

Tenha em mente: o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

Acompanhe esses indicadores, cuide da gestão de vendas e melhore seus resultados.

Não deixe de compartilhar para ajudar mais gestores a aumentar suas vendas! 💪