Gestão

Leia em 3 minutos

Feedback Sanduíche: saiba tudo sobre essa técnica O Feedback Sanduíche é uma técnica muito utilizada por trazer incríveis resultados. Leia nosso post e saiba como fazê-la!

Por Francesca Rodrigues

Nós já mostramos nesse artigo, a importância de dar feedback e como fazer de forma efetiva.

Mas, para ajudar ainda mais nesse processo, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas nesse momento.

Uma das técnicas mais conhecidas é a Feedback Sanduíche, ela é amplamente utilizada por gestores dos mais diversos segmentos por trazer resultados efetivos.

Quer saber como aplicar o Feedback Sanduíche nas suas reuniões de retroalimentação? Continue lendo nosso post!

Como funciona o Feedback Sanduíche?

O Feedback Sanduíche tem seu nome inspirado de fato em um sanduíche.

O sanduíche é formado por um pão, o recheio e outro pão em cima, certo?

A ideia dessa técnica de feedback também é dividida em três partes, vamos explicar cada uma com um exemplo.

Primeiro passo: o pão

A primeira etapa do Feedback Sanduíche é destacar os pontos positivos.

É importante que esses pontos estejam relacionados com as atitudes ou características que ajudam no processo da empresa.

Imagine, por exemplo, que você precisa dar um feedback para um colaborador que é vendedor e muito desorganizado.

Você pode começar falando:

João, você é um ótimo vendedor, parabéns por ter batido a sua meta dessa semana!

Ou pode também ser focado para o comportamento:

João, o jeito que você é proativo faz com que todos da sua equipe também se empenhem para isso.

É importante que o seu elogio seja sincero, específico e bem descritivo.

Segundo passo: o recheio

Depois do elogio, é hora de apresentar os pontos que precisam ser melhorados.

Evite iniciar essa parte com expressões como: mas ou porém. Elas podem fazer com que a pessoa que esteja recebendo o feedback sinta que o seu elogio não foi sincero.

Além disso, foque em falar sobre o comportamento e não a pessoa.

Por exemplo: em vez de falar que uma pessoa é desorganizada, fale que ela poderia melhorar a forma na qual ela organiza a sua carteira de clientes.

Seja objetivo e específico, sem ser rude. Traga fatos concretos para que a pessoa assimile o seu feedback.

Então, na segunda etapa do Feedback Sanduíche, ele estaria estruturado assim:

João, você é um ótimo vendedor, parabéns por ter batido a sua meta dessa semana! Tenho observado que durante toda a semana passada você chegou um pouco atrasado. Está acontecendo alguma coisa que eu possa ajudar?

Note que você expôs o problema e, mais do que isso, se mostrou disposto a ajudar a contornar a situação.

Mas, nem todos os feedbacks serão tão fáceis de serem explicados como o nosso exemplo.

Pode ser, inclusive, que em algum momento a pessoa que esteja recebendo o interrompa para responder ou questionar algo.

Uma dica para essa situação é fazer um acordo: pedir para a pessoa deixar que você fale tudo e depois você também a ouvirá sem interrompê-la.

Quando chegar a sua vez de ouvir, não interrompa e escute com atenção.

Caso precise, faça anotações para responder ou deixar claro alguma visão que possa estar deturpada.

Terceiro passo: o outro pão

Para finalizar o Feedback Sanduíche, você deve terminar fortalecendo as qualidades que podem ajudar com que o seu liderado chegue nos resultados que você espera, vamos simular um diálogo:

Você: – João, você é um ótimo vendedor, parabéns por ter batido a sua meta dessa semana!

Deixe o João falar algo, provavelmente vai agradecer ou contar como tem chego nesse resultado.

Você: – Que legal! Seu esforço tem valido a pena. Eu tenho observado que durante toda a semana passada você chegou um pouco atrasado. Está acontecendo alguma coisa que eu possa ajudar?

Escute o João e, se for preciso, tome as suas notas e fale novamente.

Não se esqueça de finalizar a conversa: – João, Tenho certeza que você vai conseguir contornar esse problema facilmente, você é um excelente colaborador, está sempre preocupado com os resultados!

Alguns cuidados!

Para que o feedback funcione de verdade, alguns cuidados precisam ser tomados.

Faça-o em um lugar tranquilo, sem interrupções e em particular.

Além disso, dê feedback constante e não apenas como forma de corrigir algum ponto.

Quer saber mais sobre como dar feedback de verdade para sua equipe? Leia esse post!