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Sugestão de compra: não jogue mais dinheiro fora A compra é uma etapa muito importante que impacta diretamente nos lucros da sua empresa, confira como fazer o cálculo de sugestão de compra.

Por Cezinha Anjos

Indiscutivelmente o processo de compra é importantíssimo para o comércio. O segredo do lucro pode estar em uma boa compra e dependendo do ramo de negócio, talvez seja a única forma de crescimento.

Não podemos subestimar a importância de um bom comprador. Ele terá tato e experiência para saber a hora e a medida certa de comprar. Mas por que não potencializá-lo com ferramentas eficientes?

Continue lendo este artigo e entenda como você pode melhorar a qualidade das suas compras utilizando a sugestão de compra.

Coletando os dados

Calcular a sugestão de compra de um produto não é uma tarefa complicada. A essência do cálculo é descobrir a quantidade de vendas diárias do produto desejado, considerando o tempo que leva para repor tal produto e o estoque atual do mesmo.

Você pode considerar no cálculo ainda uma quantidade adicional para servir como estoque de segurança.

Nada melhor do que aprender com um exemplo, certo? Em nossos cálculos vamos descobrir quantas unidades do produto cinto masculino social tamanho 40 precisamos comprar.

Média de venda diária

A primeira variável que precisamos levantar é a média de venda diária do produto que você está querendo comprar.

Defina um período, levante a quantidade de unidades vendidas do produto e divida pela quantidade de dias do seu período.

Por exemplo, digamos que nós iremos analisar as vendas do cinto masculino social tamanho 40 no último verão para definir a compra deste verão. Então nossa análise deve somar a quantidade de peças vendidas entre 01/12/2015 a 31/03/2016. Em nossa simulação vendemos 200 unidades nestes 121 dias. Logo, a venda média diária é de 1,65 cintos por dia. Veja:

média de venda diária = soma das unidades vendidas / quantidade de dias do período

média de venda diária = 200 cintos / (31/03/2016 - 01/12/2015)

média de venda diária = 200 cintos / 121 dias

média de venda diária = 1,652892562 cintos por dia

Atenção ao período escolhido

Você deve escolher com bastante cuidado o período no qual você usará para calcular a venda média diária. Se você escolher um período que não reflete a sua realidade de vendas do produto em questão, a média não será real e, por consequência, a sugestão de compra estará totalmente errada.

Se você está apurando os dados de um produto cuja demanda é contínua, você pode pegar os últimos meses vendidos, sem problema. Apenas garanta que esses meses irão refletir a venda real do produto.

Agora se você trabalha com um produto cuja demanda depende de um período específico do ano, o ideal é você apurar o desempenho do mesmo período no ano anterior para projetar os dados da próxima estação. Por exemplo, se você vai comprar para o verão de 2017, então use o verão de 2016 como base.

Frequência de compra e prazo de entrega

Outro dado que você precisa saber é a frequência de compra e prazo de entrega. A frequência de compra é a quantidade de dias que você leva para fazer uma nova compra. Já o prazo de entrega é a quantidade de dias que o fornecedor levará para entregar a sua compra após efetuar o pedido.

Estoque atual e estoque de segurança

O estoque é parte fundamental do cálculo da sugestão de compra. Ele fará você comprar a mais ou a menos ou até mesmo não comprar.

A sugestão de compra utiliza o estoque atual para evitar que você compre algo que você já tem. As unidades em estoque são descontadas da sugestão de compra.

Você pode também considerar o estoque de segurança. Neste caso, a fórmula fará com que você compre um pouco a mais para que você sempre tenha algumas unidades do produto sobrando no estoque para alguma eventualidade.

Você pode aprender mais sobre estoque de segurança lendo o artigo abaixo:

Calculando a sugestão de compra

Chega de blá blá blá. É hora de colocarmos a mão na massa:

Relembrando os dados do nosso exemplo…
Produto: cinto masculino social tamanho 40
Período de análise: 01/12/2015 a 31/03/2016 – 121 dias
Unidades vendidas no período: 200 cintos
Estoque atual: 10 cintos
Estoque de segurança: 3 cintos
Frequência de compra: 180 dias
Prazo de entrega: 30 dias

Já descobrimos também a média de venda diária:

média de venda diária = soma das unidades vendidas / quantidade de dias do período

média de venda diária = 200 cintos / (31/03/2016 - 01/12/2015)

média de venda diária = 200 cintos / 121 dias

média de venda diária = 1,652892562 cintos por dia

Agora vamos aplicar essas premissas ao cálculo:

quantidade sugerida = (média de venda diária * (frequência de compra + prazo de entrega)) - (estoque atual - estoque de segurança)

quantidade sugerida = (1,652892562 cintos * (180 dias + 30 dias)) - (10 cintos - 3 cintos)

quantidade sugerida = (1,652892562 cintos * 210 dias) - 7 cintos

quantidade sugerida = 347,10743802 cintos - 7 cintos

quantidade sugerida = 340,10743802 cintos

quantidade sugerida = 340 cintos (Vamos arredondar, afinal, não existe meio cinto, né?!)

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Alguns pontos importantes

a. Mantenha seu estoque correto.

Independente de você usar uma metodologia para sugestão de compras ou apenas a experiência do comprador, saber o nível do seu estoque é fundamental. Isso evitará com que você compre o que não está precisando. Estoque em excesso também é uma forma de desperdício.

b. A sugestão de compra deu negativa. O que isso significa?

Se o cálculo da quantidade sugerida retornou um número negativo, significa que você tem estoque suficiente para cobrir a sua demanda até a próxima compra. Neste caso, não há necessidade de compra.

c. Não subestime a experiência do comprador.

A sugestão de compra, como o próprio nome diz, é apenas uma sugestão. Um comprador experiente fará toda a diferença no processo. Ele saberá dizer se é hora ou não de comprar e até mesmo deixar de lado a sugestão de compra por conta de uma boa oferta.

d. Posso usar a sugestão de compra também para o setor de moda?

Sim, porém, você deve tomar alguns cuidados:

Você precisa encontrar um jeito de transformar a sua demanda sazonal em uma demanda contínua. Você pode fazer isso analisando o mesmo período de vendas do ano anterior. Por exemplo, se você estiver comprando para o próximo verão, então apure a venda média diária do verão passado.

A moda tem uma particularidade bem relevante: o produto que você comprou no ano passado provavelmente não estará disponível para compra este ano. Neste caso, ao invés de você analisar o produto camiseta manga curta vermelha G, você pode apurar os dados do subgrupo camiseta manga curta.

Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!