Financeiro

Leia em 2 minutos

Receita bruta: o que é e como projetar o futuro da sua empresa Entenda como funciona a receita bruta, onde encontrar esta informação e como ela pode ser utilizada para projetar o futuro de sua empresa.

Por Redação

Você sabe o que é receita bruta e que tipo de informação ela pode fornecer sobre a sua empresa? Além disso, você sabe quais análises e conclusões podem ser geradas como base neste conceito? Neste post, vamos te ajudar a entender como funciona a receita bruta, onde encontrar esta informação na Demonstração do Resultado do Exercício de sua empresa e como ela poderá ser utilizada para projetar o futuro de sua empresa. Acompanhe!

O que é a receita bruta da minha empresa?

A receita bruta ou receita bruta de vendas é representada pelo número total de vendas de produtos, mercadorias ou pela prestação de serviços de seu empreendimento — ou seja, é o faturamento de seu negócio.

Do valor da receita bruta, deverão ser excluídos os impostos recuperáveis, como é o caso do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), quando for o caso.

A receita bruta é uma informação muito importante para sua empresa, pois é com sua análise que você poderá entender melhor como houve o lucro ou prejuízo do exercício, ou seja, se seus esforços de venda estão sendo recompensando ou não.

Onde posso encontrar a receita bruta da minha empresa?

Uma das demonstrações mais importantes para uma empresa e que indica qual é o valor da sua receita bruta é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Na DRE, a receita bruta é o primeiro item integrante de todo o resultado do exercício, e deverá desconsiderar os impostos recuperáveis para a geração do que é conhecido como receita líquida. Estes conceitos são bastante importantes e são utilizados em diversas análises, como é o caso da análise da lucratividade, que leva em consideração a receita total.

Por que a receita bruta é importante e como posso utilizá-la para projeções?

A receita bruta é uma variável extremamente importante e sensível, que deve ser estudada para que sejam compreendidas questões relevantes como o ponto de equilíbrio — que é a quantidade mínima que precisa ser vendida para cobrir os custos e despesas fixas e variáveis.

Além disso, conhecer a receita bruta será útil para que a empresa se programe em épocas de poucas vendas, ou para o planejamento de contratações e de compra de matéria-prima nas épocas em que a produção e a venda são maiores.

Também é na receita bruta que se percebem as crises do mercado, pois é comum que este valor seja atingido pela diminuição na procura, sendo possível prever tendências de queda e pensar em possíveis reestruturações de custos e novas estratégias para o negócio.

Conclusão

Neste post, você viu que a receita bruta é um conceito bastante simples, mas que envolve várias questões de sua empresa como nível mínimo de vendas para se obter o ponto de equilíbrio, projeções e estratégias, além de pontos de atenção em relação a sazonalidade e crises no mercado, que deve ser levado em consideração na hora de projetar o futuro do seu negócio. Se você ainda tem alguma dúvida sobre este assunto, não se esqueça de deixar um comentário!