Leia em 3 minutos
Indicadores: a telemetria do seu negócio Aperte os cintos e vamos dar a largada para conhecer a telemetria do seu negócio, pois assim atingiremos a mais alta performance nos resultados.
O fluxo de dados na Fórmula 1 é impressionante. É algo que não transparece para nós, expectadores, mas, por trás de todo aquele espetáculo de velocidade e destreza, existe um complexo nível estratégico para fazer os carros atingirem a mais alta performance. Esse conjunto de informações é chamado de telemetria, e você pode utilizar recursos similares dentro da sua empresa, tomando indicadores de desempenho como base. Então, não fique parado! Aperte os cintos e vamos largar na pole!
A telemetria na Fórmula 1
Além de toda a mecânica envolvida, as equipes contam com o serviço de empresas de tecnologia da informação para desenvolverem sistemas capazes de coletar dados dos carros em tempo real. Pneus, suspensão, motor, aerofólio. O piloto e todo o time ficam ligados nessa telemetria para entender como as peças estão afetando o desenvolvimento do carro e traçando estratégias a partir daí. É um trabalho tão minucioso que os dados ficam armazenados por anos para serem consultados nas corridas dos próximos campeonatos. Ninguém corre sem rumo na Fórmula 1, e é assim que você deve fazer também ao conduzir seu negócio.
Indicadores: medindo resultados
Como as equipes da Fórmula 1, você está disputando um campeonato quando entra no mercado com sua empresa. Os outros “pilotos” jogam para ganhar e você deve reagir para não ficar na lanterna da corrida. Uma maneira de abreviar o caminho até o topo do pódio é acompanhar os resultados da sua empresa através de indicadores financeiros, ou seja, sua telemetria. A boa notícia é que você não precisa ser um expert em finanças para reunir e traduzir todas essas informações, pois a regra básica é que elas estejam bem acessíveis no dia a dia da sua empresa.
Indicadores precisam ser simples
Um indicador nunca pode ser mais caro de coletar do que o seu valor, afinal, você não obterá retorno nessa postura preventiva para os melhores resultados. Essa telemetria deve vir acompanhada de algumas características, como:
- A simplicidade, para facilitar o entendimento dos envolvidos na leitura dos dados;
- A rastreabilidade, no sentido de que a origem das informações seja identificável, facilitando a criação de gráficos, por exemplo, para comparar os valores em períodos futuros;
- A praticidade, sendo garantido que funcionará na prática e fomentará as decisões gerenciais.
Podemos citar como exemplo de indicadores financeiros relevantes: faturamento, recebimento, custo fixo, ticket médio, nível de endividamento e lucratividade.
Processo de melhoria contínua
Usar indicadores de desempenho é uma forma garantida de identificar a melhor estratégia para sua empresa. Se aliados a ferramentas administrativas, seu efeito fica mais poderoso. Um bom exemplo é o PDCA, que é a sigla para Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Checar) e Act (Agir). Os indicadores serão protagonistas das fases de Planejar e Checar, pois podem validar as decisões tomadas inicialmente e nortear o que for necessário para corrigir na fase do Agir.
Trabalhar mensurando dados é fundamental para o sucesso do negócio. Faça como as equipes da Fórmula 1 e mantenha seu “carro” sempre dentro dos melhores padrões com a ajuda dos indicadores de desempenho. O topo da tabela do campeonato não é impossível de atingir, a pista é para todos! Ponha o capacete e acelere com coragem!
Se ainda não está pronto para sair dos boxes, deixe sua dúvida aqui nos comentários!