FinanceiroGestão

Leia em 3 minutos

Comece o ano com um planejamento orçamentário A cada final de ano que chega é o momento de pensar no planejamento orçamentário e fazer levantamento de ações para o ano que se inicia. Comece agora!

Por Redação

O ano já está acabando e a hora é de pensar no próximo! Afinal, saber quais as ações que você terá no próximo ano é o primeiro passo para atingir os seus objetivos. É com esse pensamento em mente que você deve começar a pensar no planejamento orçamentário da sua empresa para o próximo ano. Nesse artigo, vamos te mostrar como colocar essa tarefa em dia e aprimorar a gestão financeira do seu negócio. Confira!

Entendendo o planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário nada mais é do que a previsão de receitas e gastos da sua empresa. Ou seja, quanto dinheiro sua empresa pretende receber e qual parte desse valor será destinado para que você seja capaz de honrar seus compromissos e fazer novos investimentos para crescer. Em geral, o planejamento do orçamento é feito pensando em um período de um ano e deve levar em conta uma série de fatores que podem ser divididos em quatro aspectos:

Custos: gastos com produção e vendas, como a compra de matérias-primas, fretes, comissões de vendedores e taxas bancárias que incidem sobre as vendas.

Despesas: gastos para a manutenção administrativa da empresa, como aluguel, salários e contas de luz, água e internet, por exemplo.

Receitas: o dinheiro que sua empresa irá receber, seja ela proveniente apenas da produção e venda, ou mesmo de entradas de empréstimos ou aportes financeiros ou aluguel de propriedades e equipamentos.

Investimentos: a quantia que sua empresa precisa desembolsar para continuar crescendo, como a compra de novos equipamentos, treinamentos de pessoal e melhorias de infraestrutura do seu negócio.

Fazendo o planejamento por áreas

Toda empresa, por menor que seja, é subdivida em áreas de atuação: existem o setor de vendas, de marketing, de RH e de logística, por exemplo. Um bom caminho para fazer um planejamento orçamentário mais assertivo para toda empresa é subdividir esse plano de acordo com essas áreas. Assim, cada setor terá uma previsão de custos, despesas, receitas e investimentos que, somadas, representam o orçamento previsto para a sua empresa.

Monitorando resultados

Um bom planejamento orçamentário é muito mais que uma previsão do que sua empresa imagina que irá acontecer nos próximos 12 meses. O orçamento também pode auxiliar o seu negócio a estabelecer metas e é uma importante ferramenta para que o acompanhamento desses resultados seja feito. Para isso, vale a pena fazer um detalhamento mês a mês do seu orçamento, e comparar de forma rotineira se o orçamento da sua empresa a cada 30 dias está de acordo com o que foi planejado anteriormente.

O planejamento do orçamento é uma peça importante da gestão financeira da sua empresa, mas isso não significa que a sua feitura deva ser um ato solitário dos gestores. É importante que toda sua equipe participe do processo, sendo capaz de dar sugestões, corrigir possíveis incorreções e até mesmo dar dicas do que pode ser aperfeiçoado. Com o planejamento pronto é importante que ele seja bem divulgado entre os seus colaboradores: dessa forma, todos estarão cientes do que a empresa planeja para os próximos doze meses e como ela pretende atingir suas metas. Assim, cada funcionário terá maior capacidade de contribuir com o negócio.

Você está fazendo o planejamento orçamentário da sua empresa e ainda tem alguma dúvida? Faça sua pergunta em nossos comentários!