Gestão

Leia em 3 minutos

Alavancagem operacional: aproveite a ociosidade da sua empresa Aumente o seu lucro sem elevar os seus custos fixos tirando proveito da alavancagem operacional. Entenda este conceito lendo nosso artigo.

Por Redação

No universo financeiro, da contabilidade e também das análises contábeis, há um termo largamente utilizado: o Grau de Alavancagem Operacional, também chamado de GAO. Você sabe o que este termo significa?

Para descobrir, acompanhe o nosso artigo de hoje, em que traçaremos a relação entre a alavancagem operacional e a ociosidade da sua empresa. Veja mais a seguir!

O que é alavancagem operacional?

Quando se usa uma alavanca, é possível exercer uma força muito maior numa determinada ação. Não é diferente na alavancagem operacional. Nela, os lucros da empresa variam de acordo com o volume de vendas realizadas por uma empresa.

Para entender o conceito de alavancagem operacional, há um raciocínio simples. Imagine um varejo. Neste tipo de negócio, há custos fixos, como o aluguel de um espaço para a loja, o salário dos vendedores ou as contas de água e luz. Se suas vendas aumentam razoavelmente em um determinado mês, esses custos fixos não se alteram, mas o seu lucro aumenta proporcionalmente ao número de vendas a mais que foram feitas. Se uma loja de roupas vende três calças a mais do que a sua média em um mês, o gasto com o aluguel, com as contas de água e luz e com o salário dos vendedores não se altera. Então, o lucro obtido a partir da venda dessas três calças não precisa ser subtraído, porque os gastos fixos já estão pagos.

Por exemplo: se houver um aumento de 20% nos lucros de uma organização e um aumento das vendas de 10%, o Grau de Alavancagem Operacional dessa empresa foi 2. Desse aumento nos lucros não será necessário tirar os gastos fixos da empresa, então houve uma alavancagem, um lucro a mais.

GAO = %aumento nos lucros / %aumento nas vendas

O que é a ociosidade empresarial?

Como a alavancagem operacional, o conceito de ociosidade também pode ser explicado de um jeito simplificado: a ociosidade de uma organização é o quanto ela poderia produzir a mais para chegar na sua capacidade total de produção. Uma empresa que visa o crescimento deve estar interessada em atingir a sua plena produção, por isso, fique atento ao grau de ociosidade dentro do seu negócio!

Como estimular a alavancagem operacional?

A alavancagem operacional ocorre quando o custo fixo da produção acaba sendo diluído em um volume de produtos maior quando a produção mensal da empresa cresce. Sendo assim, o produto final acaba custando menos para o fabricante, o que gera mais lucros pra empresa. A alavancagem dos negócios é muito benéfica para o empresário, então não deixe a sua empresa ficar em uma ociosidade muito grande.

Para estimular a alavancagem operacional da sua empresa, é essencial estar atento aos números — expanda a capacidade de produção da sua empresa para obter mais lucros. Tenha sempre planilhas à mão e invista em um software de gestão empresarial. Estimular seus funcionários também é uma tática precisa, porque a sua produção depende deles.

Concluindo

É preciso ter em mente que a gestão de produção é uma das partes essenciais de uma empresa, que permitirá observar de maneira completa seus ganhos e perdas e, assim, traçar metas eficientes. A alavancagem operacional positiva é um fenômeno que surge aliado a uma boa administração de finanças. Então, faça uma gestão financeira adequada do seu negócio e busque sempre aumentar a sua produção pelo menor custo possível.

Agora você sabe mais sobre alavancagem operacional e sobre como não deixar a ociosidade da sua empresa interferir nos seus lucros. Como essa dica foi útil ao seu negócio? Conte pra gente nos comentários!