O ticket médio é uma das métricas mais importantes para empresas de qualquer porte e qualquer segmento.
Por meio dele é possível melhorar os seus resultados, planejar metas assertivas e obter lucros ainda maiores.
Quer saber tudo o que você precisa sobre o ticket médio? Continue lendo nosso post!
O que é ticket médio?
O ticket médio é, basicamente, a métrica que mostra qual o valor médio de consumo de cada cliente no seu estabelecimento.
Esse valor pode ser visto individualmente para cada cliente por período ou ainda como uma média de todos os seus clientes, trazendo assim informações relevantes sobre o montante das suas vendas, os valores dessas e o número de clientes que geraram esse resultado.
Por que é importante acompanhar o ticket médio?
O ticket médio é a métrica que mostra, em relação ao comercial, quanto o vendedor está tirando proveito das vendas.
O vendedor sempre terá o gasto de manter o cliente, seja em visitas presenciais, pela Internet ou até mesmo em ligações.
Por isso, é importante que o vendedor maximize o retorno desse investimento vendendo o maior volume de produtos que conseguir ou a maior quantidade em valor, desde que sempre siga o princípio do sucesso do cliente.
Isso só é possível com o acompanhamento do ticket médio.
É importante lembrar que o ticket médio não é relevante apenas para o gestor de vendas, mas sim para a empresa como um todo.
Imagine, por exemplo, uma empresa que faz entregas no raio de 20 kms.
Se o custo dessa entrega é de R$ 20,00 e o pedido foi de R$ 100,00, pode ser que os seus resultados estejam comprometidos, mesmo que você agrupe a entrega com outros pedidos.
Nesse caso, vale acompanhar o ticket médio para estipular um valor mínimo para entrega gratuita ou ainda uma taxa de frete.
Como calcular o ticket médio?
Para calcular o seu ticket médio, é só escolher o período que deseja apurar e fazer uma conta simples.
Imagine, por exemplo, que você queira saber o ticket médio de todos os clientes no mês de junho. É só seguir o cálculo:
Você pode calcular também o ticket médio por cliente, fazendo a mesma conta com os números relacionados ao mesmo.
Vale também o cálculo do ticket médio por vendedor. Utilizando os números relacionados apenas às suas vendas.
Pode-se ainda analisar o ticket médio por região, por períodos menores ou maiores, as possibilidades são muitas, mas vale a análise que seja importante para o seu negócio.
Quais ações tomar baseadas no ticket médio?
Para tomar alguma ação baseada no ticket médio, é necessário analisar alguns pontos.
Primeiro você deve analisar se há alguma diferença significativa entre os resultados dos seus vendedores.
Imagine que um vendedor está com o ticket médio 30% maior em relação aos outros.
O ideal é que o gestor de vendas analise o que esse vendedor está fazendo de diferente e replique suas ações.
Em regra geral, quando um vendedor está com o ticket médio baixo significa que ele não está vendendo todo o mix de produtos.
Em uma loja de calçados, podemos exemplificar quando um cliente vai comprar um par de sapatos e o vendedor esquece de oferecer a meia, o cinto, o produto para polir o sapato, etc.
Outro ponto a ser analisado é se o ticket médio, tanto de cada vendedor quanto da empresa como um todo, é consistente ou sofre variações bruscas.
Se o ticket médio de um mês em específico foi muito maior ou menor, precisa tomar cuidado.
É evidente que espera-se que ele aumente gradualmente, mas não que sofra constantes flutuações.
Em resumo: a ação mais assertiva para se tomar é enxergar o melhor vendedor e procurar alternativas para levar os outros vendedores ao mesmo nível.
Além disso, para aumentar o ticket médio é preciso analisar o processo como um todo.
Enxergar porque os vendedores não estão conseguindo vender mais do que o esperado.
Para isso alguns indicadores precisam ser acompanhados rotineiramente. Se você quer saber os principais indicadores de vendas, sugerimos a leitura desse post!