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Feedback sanduíche: saiba tudo sobre essa técnica O feedback sanduíche é uma técnica muito utilizada por trazer incríveis resultados. Leia nosso post e saiba como fazê-la!
Nós já mostramos nesse artigo, a importância de dar feedback e como fazer de forma efetiva.
Mas, para ajudar ainda mais nesse processo, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas nesse momento.
Uma das técnicas mais conhecidas é a feedback sanduíche, ela é amplamente utilizada por gestores dos mais diversos segmentos por trazer resultados efetivos.
Quer saber como aplicar o feedback sanduíche nas suas reuniões de retroalimentação? Continue lendo nosso post!
Como funciona o feedback sanduíche?
O feedback sanduíche tem seu nome inspirado de fato em um sanduíche.
O sanduíche é formado por um pão, o recheio e outro pão em cima, certo?
A ideia dessa técnica de feedback também é dividida em três partes, vamos explicar cada uma com um exemplo.
Primeiro passo: o pão
A primeira etapa do feedback sanduíche é destacar os pontos positivos.
É importante que esses pontos estejam relacionados com as atitudes ou características que ajudam no processo da empresa.
Imagine, por exemplo, que você precisa dar um feedback para um colaborador que é vendedor e muito desorganizado.
Você pode começar falando:
João, você é um ótimo vendedor, parabéns por ter batido a sua meta dessa semana!
Ou pode também ser focado para o comportamento:
João, o jeito que você é proativo faz com que todos da sua equipe também se empenhem para isso.
É importante que o seu elogio seja sincero, específico e bem descritivo.
Segundo passo: o recheio
Depois do elogio, é hora de apresentar os pontos que precisam ser melhorados.
Evite iniciar essa parte com expressões como: mas ou porém. Elas podem fazer com que a pessoa que esteja recebendo o feedback sinta que o seu elogio não foi sincero.
Além disso, foque em falar sobre o comportamento e não a pessoa.
Por exemplo: em vez de falar que uma pessoa é desorganizada, fale que ela poderia melhorar a forma na qual ela organiza a sua carteira de clientes.
Seja objetivo e específico, sem ser rude. Traga fatos concretos para que a pessoa assimile o seu feedback.
Então, na segunda etapa do feedback sanduíche, ele estaria estruturado assim:
João, você é um ótimo vendedor, parabéns por ter batido a sua meta dessa semana! Tenho observado que durante toda a semana passada você chegou um pouco atrasado. Está acontecendo alguma coisa que eu possa ajudar?
Note que você expôs o problema e, mais do que isso, se mostrou disposto a ajudar a contornar a situação.
Mas, nem todos os feedbacks serão tão fáceis de serem explicados como o nosso exemplo.
Pode ser, inclusive, que em algum momento a pessoa que esteja recebendo o interrompa para responder ou questionar algo.
Uma dica para essa situação é fazer um acordo: pedir para a pessoa deixar que você fale tudo e depois você também a ouvirá sem interrompê-la.
Quando chegar a sua vez de ouvir, não interrompa e escute com atenção.
Caso precise, faça anotações para responder ou deixar claro alguma visão que possa estar deturpada.
Terceiro passo: o outro pão
Para finalizar o Feedback Sanduíche, você deve terminar fortalecendo as qualidades que podem ajudar com que o seu liderado chegue nos resultados que você espera, vamos simular um diálogo:
Você: – João, você é um ótimo vendedor, parabéns por ter batido a sua meta dessa semana!
Deixe o João falar algo, provavelmente vai agradecer ou contar como tem chego nesse resultado.
Você: – Que legal! Seu esforço tem valido a pena. Eu tenho observado que durante toda a semana passada você chegou um pouco atrasado. Está acontecendo alguma coisa que eu possa ajudar?
Escute o João e, se for preciso, tome as suas notas e fale novamente.
Não se esqueça de finalizar a conversa: – João, Tenho certeza que você vai conseguir contornar esse problema facilmente, você é um excelente colaborador, está sempre preocupado com os resultados!
Alguns cuidados!
Para que o feedback funcione de verdade, alguns cuidados precisam ser tomados.
Faça-o em um lugar tranquilo, sem interrupções e em particular.
Além disso, dê feedback constante e não apenas como forma de corrigir algum ponto.
Quer saber mais sobre como dar feedback de verdade para sua equipe? Leia esse post!