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Régua de cobrança: o que é e para que serve? Você sabia que pode otimizar seu processo de cobrança utilizando uma ferramenta chamada régua de cobrança? Confira agora mesmo!
Um dos motivos que levam as empresas a terem problemas financeiros é a inadimplência.
Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir esse índice: ter um maior controle na concessão de crédito, oferecer formas de cobrança adequadas e ter uma régua de cobrança eficiente.
Essa ferramenta, como o próprio nome sugere, é o conjunto de medidas que a sua empresa toma para cobrar os seus clientes.
Desde notificações antes do vencimento da cobrança, agradecimento de pagamento e até o protesto de um título são alguns dos procedimentos que podem estar na sua estratégia.
Quer saber mais sobre a régua de cobrança e como ela pode ajudar a reduzir a inadimplência? Continue lendo nosso artigo!
O que é régua de cobrança?
Como disse acima, a régua de cobrança é uma estratégia que tem como objetivo reduzir a inadimplência.
Ela funciona da seguinte maneira: você deve mapear todos os processos que fará para cobrar os seus clientes.
Você precisa determinar se deseja enviar notificações sobre as faturas em aberto e quais os dias adequados para isso.
Você pode definir, por exemplo, que alguns dias antes do vencimento do boleto deseja enviar uma mensagem lembrando o seu cliente.
Assim como, você pode lembrá-lo no dia do vencimento e alguns dias depois caso a fatura não seja paga.
Se mesmo assim o pagamento não for efetuado, deve-se pensar qual será o próximo passo de cobrança. Sua empresa pode optar por uma ligação de cobrança, suspensão do serviço e até mesmo o protesto desse título.
Kit de Protesto de Boleto Bancário
Montamos um passo a passo de como protestar um boleto bancário e separamos um modelo de duplicata mercantil e carta de anuência para você.
O problema é que fazer todo esse controle manual pode ser muito trabalhoso. Você precisa controlar todos os passos de todas as cobranças que tem em aberto.
Por isso, alguns sistemas de gestão, como o Fácil123, automatizam parte da régua de cobrança: as notificações.
Além de não precisar se preocupar com o envio dos e-mails, o boleto com o vencimento atualizado é enviado junto com a notificação, reduzindo o tempo investido pelos seus colaboradores ou por você para atualização de boleto e emissão de segunda via.
VEJA COMO AUTOMATIZAR A SUA RÉGUA DE COBRANÇA.
E como a régua de cobrança pode ajudar a reduzir a inadimplência?
Tenho certeza que nessa altura, você já está convencido que a régua de cobrança é uma ferramenta que impacta diretamente na redução da inadimplência.
Isso ocorre devido a alguns benefícios que seu uso traz, como:
Prevenção de esquecimentos
Como já citamos, um dos motivos que a régua de cobrança reduz a inadimplência é a prevenção do esquecimento por parte do cliente.
Mas, esse tipo de cobrança ajuda também na prevenção de esquecimentos por parte da sua empresa ou equipe de cobrança.
Se você é a pessoa responsável por fechar as vendas, colocar o operacional para funcionar e ainda fazer as cobranças, é inevitável que alguma tarefa seja esquecida.
O problema é que qualquer tarefa que seja esquecida traz um impacto na sua gestão e com a cobrança não é diferente.
Se ela não é feita de forma correta e na hora correta, provavelmente a fatura em atraso não será mais paga.
Todos esses processos são extintos com a implantação da régua de cobrança automatizada, pois ela faz com que toda essa comunicação seja feita de forma automática, evitando erros e esquecimentos.
Além disso, você terá mais tempo para se dedicar em outras áreas vitais para o sucesso do seu negócio.
Deixa a cobrança mais profissional
Outro ponto positivo da régua de cobrança é que ela deixa todo esse processo de cobrança, que normalmente é delicado, mais profissional.
Seu cliente passa a ter uma visão que a sua empresa é realmente séria pois acompanha, inclusive, os pagamentos antecipadamente.
Ter os processos mapeados e esse contato direto com o cliente gera mais credibilidade para a sua empresa.
Facilita o recebimento
Ao optar por uma régua de cobrança automatizada que acompanhe um sistema de gestão com boletos inteligentes, como o Fácil123, o boleto atualizado é enviado juntamente com o comunicado.
Assim, você não precisa se preocupar em atualizar o boleto, enviar novos arquivos de remessa e mandar o boleto para o cliente.
Todo seu processo é feito automaticamente sem que você precise se preocupar com atualizações e redigitações.
Agora que você já conhece todas as vantagens de utilizar essa ferramenta, que tal ler nosso post para descobrir como montar uma régua de cobrança efetiva? É só clicar aqui!