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Mercadoria em garantia: intermediando o conserto entre o seu cliente e o seu fornecedor Acompanhe quais as notas fiscais eletrônicas envolvidas em um processo que você vendeu a mercadoria, mas quando chegou no cliente foi identificado defeito.
Pense no seguinte cenário: você vendeu a sua mercadoria, o cliente recebeu e encontrou um defeito. Agora você precisa coletar a mercadoria no seu cliente, enviar para o seu fornecedor consertar e por último devolver a mercadoria consertada para o seu cliente.
Só em pensar na quantidade de NF-es envolvidas neste processo já dá dor de cabeça, né!? Mas, não se apavore. Acompanhe neste artigo os detalhes deste processo.
Coletando a mercadoria no seu cliente
A primeira coisa que você precisa fazer é coletar no seu cliente a mercadoria em garantia que necessita de conserto. Além de acionar a transportadora, você precisará de uma NF-e para acobertar o transporte.
Para isso você emitirá uma NF-e de Entrada de bem recebido para conserto.
Natureza da operação | Entrada de bem recebido para conserto |
---|---|
CFOP | 1915 / 2915 – Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
CSNOSN | 400 – Não tributada pelo Simples Nacional |
CST PIS/COFINS | 99 – Outras Operações |
CST IPI | 03 – Entrada não-tributada |
Natureza da operação | Entrada de bem recebido para conserto |
---|---|
CFOP | 1915 / 2915 – Entrada de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
CST | 41 – Não tributada |
CST PIS/COFINS | 99 – Outras Operações |
CST IPI | 03 – Entrada não-tributada |
Enviando a mercadoria para o seu fornecedor
Assim que você receber a mercadoria do seu cliente, você precisa despachá-la para o fornecedor efetuar os devidos reparos. Neste caso, você precisa emitir uma nova NF-e de Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo.
Quando me refiro ao fornecedor, pode ser tanto o fabricante do produto quanto um terceiro designado por ele para resolver o seu problema.
Natureza da operação | Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo |
---|---|
CFOP | 5915 / 6915 – Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo |
CSNOSN | 400 – Não tributada pelo Simples Nacional |
CST PIS/COFINS | 99 – Outras Operações |
CST IPI | 53 – Saída não-tributada |
Natureza da operação | Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo |
---|---|
CFOP | 5915 / 6915 – Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo |
CST | 41 – Não tributada |
CST PIS/COFINS | 08 – Operação sem incidência da contribuição |
CST IPI | 53 – Saída não-tributada |
Quando o fornecedor devolver a mercadoria reparada
O fornecedor receberá a mercadoria e efetuará os devidos reparos. Ele também emitirá uma NF-e para devolver a mercadoria para você. Neste caso, ele emitira uma NF-e de Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo.
Não entrarei em detalhes como este documento deve ser emitido, pois, o foco deste artigo é você que está intermediando toda essa operação.
Apenas para reforçar, esta é uma NF-e que você não emitirá!
Devolvendo a mercadoria consertada para o seu cliente
Enfim, é hora de deixar o seu cliente feliz. Você precisa despachar a mercadoria consertada para o seu cliente e esperar os elogios pelo bom serviço prestado.
Para isso, você precisa emitir uma NF-e de Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo. Esta será a NF-e utilizada pela transportadora para efetuar o transporte.
Natureza da operação | Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
---|---|
CFOP | 5916 / 6916 – Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
CSNOSN | 400 – Não tributada pelo Simples Nacional |
CST PIS/COFINS | 99 – Outras Operações |
CST IPI | 53 – Saída não-tributada |
Natureza da operação | Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
---|---|
CFOP | 5916 / 6916 – Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo |
CST | 41 – Não tributada |
CST PIS/COFINS | 08 – Operação sem incidência da contribuição |
CST IPI | 53 – Saída não-tributada |
Concluindo
Problemas podem acontecer até mesmo com os melhores fornecedores. O que vai diferenciar se você é um bom fornecedor ou não é a maneira na qual você lida com esses problemas.
Ajudar o seu cliente na resolução desses problemas pode ser um grande ponto positivo para a sua empresa. O próximo passo é medir o quão satisfeito ele ficou com a sua postura, mas isso já é um papo para outro artigo ;-).
Ficou com alguma dúvida? Nos conte pelos comentários.