Gestão financeira na nuvem, isso vale a pena? Os softwares na nuvem são cada vez mais populares. Mas, será que fazer a gestão financeira na nuvem vale a pena? Confira agora no nosso post!
É fato que a sua empresa precisa fazer, de alguma forma, a gestão financeira. Só assim é possível acompanhar os resultados e tomar ações inteligentes baseadas em números.
Há quem use planilhas, há os que optam por softwares desktops – aqueles instalados no computador, e há os que são apaixonados por softwares na nuvem – aquele que você acessa pela internet – que é o nosso caso. 🙂
A gestão financeira na nuvem pode trazer benefícios para sua empresa, continue lendo e descubra como.
Segurança nos dados
Ao fazer o controle financeiro em planilhas, corre-se o risco dos seus dados serem acessados por quem você não deseja. Há ainda uma situação mais complicada: ter seus dados vazados, trazendo constrangimentos para você e sua empresa.
Já nos softwares desktop não pode-se descartar a possibilidade do seu computador pegar vírus, passando pela mesma situação dos dados vazados.
Outro problema dos softwares instalados em computador é o backup. É necessário fazer uma cópia de segurança dos seus dados frequentemente, correndo o risco de ter as informações acessadas por quem você não deseja.
Além disso, se acontecer algum problema com o seu computador e você não tiver feito um backup recente, os seus dados serão perdidos. Já imaginou o transtorno?
Com a gestão financeira na nuvem, tudo é mais fácil! Os seus dados ficam seguros, pois estarão protegidos e armazenados pelo seu sistema de gestão. Assim, os riscos de perda de informações e vazamento de dados são praticamente nulos.
Outro ponto para a gestão financeira na nuvem: você não precisa fazer backup. Seus dados ficam armazenados automaticamente.
Facilidade de acesso e de uso
As planilhas, se armazenadas no Google Drive, podem ser acessadas somente com o uso da internet, sem precisar de um computador específico. Podendo ser acessadas do seu notebook, tablet e até mesmo celular.
Agora, se elas forem salvas no computador em forma de arquivo você tem o mesmo problema que os sistemas desktops: a complexibilidade para o acesso e uso.
Imagine a situação: você faz alguma compra para a empresa, fora do estabelecimento e fora do horário de expediente. É preciso que você guarde o comprovante e lembre de fazer o lançamento da despesa no outro dia.
O problema é que com a correria do dia a dia, por vezes, essas despesas ficam para trás e seu controle financeiro fura. Várias pequenas despesas, podem juntar um montante considerável no final do mês.
Na gestão financeira na nuvem é possível fazer o lançamento na mesma hora, até pelo celular. Emitir notas fiscais, fazer conciliação de conta e lançamentos de despesas e receitas, nunca mais será problema!
Implementação rápida
Se você quer começar a fazer a gestão em um software e tem pressa em começar, a gestão financeira na nuvem também é a ideal para você.
Como não há a necessidade de fazer download de vários programas e arquivos, a implementação é muito mais rápida em comparação com os softwares desktop. O sistema de gestão na nuvem é online e depende apenas da liberação de acesso por parte do software escolhido.
No Fácil123, por exemplo, costumamos enviar a confirmação dos dados para a contabilidade no mesmo dia do fechamento. Assim que a contabilidade envia a confirmação, já estamos prontos para o treinamento. Depois do fechamento em no máximo uma semana, você já está habilitado a usar o sistema.
O software na nuvem e a legislação
Agora vamos dar uma notícia que não é tão boa. 🙁
Nem todos os setores podem ter as vantagens de um software na nuvem. Em SC, por exemplo, os comércios varejistas que tem loja com porta aberta, para atender a legislação precisam de um software desktop, aquele instalado no computador.
Por enquanto ainda não há previsão de alteração na legislação, mas vale ficar ligado!
E você? Faz a gestão financeira na nuvem? Ainda não?! Conheça o Fácil123 e veja como gerenciar sua empresa é fácil!