Muitas situações podem gerar preocupações para quem trabalha com varejo. Uma delas está ligada à gestão do estoque ou inventário. Visualize o seguinte cenário: durante o dia um certo número de clientes entra em seu comércio em busca de um produto específico, mas essa mercadoria está em falta no seu estoque. É possível imaginar quantos negócios você irá deixar de fazer caso isso aconteça? Para evitar esse tipo de problema é importante manter um estoque de segurança.
O armazenamento de mercadorias é fundamental para o bom funcionamento das empresas, pois garante a disponibilidade dos itens para venda ou matérias primas para a fabricação de produtos. Para que não aconteça de faltar nenhum deles, é necessário fazer uma boa previsão de demanda e, assim, calcular a quantidade ideal em estoque – o que inclui o estoque de segurança. Com isso, é possível evitar dores de cabeça, perdas de vendas e prejuízos.
Entenda para ter
O estoque de segurança, também conhecido por estoque mínimo, é um mecanismo usado para suprir as necessidades comerciais em uma situação fora do comum. Ou seja, naqueles momentos em que um dos seus fornecedores não envia determinado produto ou quando há uma falha de logística ou acontece uma demanda não prevista que aumenta as vendas de algumas mercadorias. Portanto, o estoque de segurança precisa ser pensado e preparado para lidar com essas situações.
Conheça a demanda
Normalmente a sua clientela não apresenta grande variabilidade a cada mês, ou seja, não muda de maneira drástica de um período para o outro, mas alguns produtos podem ter essa variação de saída em certos momentos. Por isso, é importante conhecer o comportamento dos seus clientes, os períodos de maior e menor saída dos seus produtos e, em cima disso, planejar quais mercadorias e a quantidade delas que devem constar nesse estoque de segurança.
Conheça os prazos logísticos
Alguns produtos podem ter um prazo de entrega mais longo, alguns casos há também variações nos prazos. Por exemplo, um fornecedor pode fazer uma entrega, em média, a cada sete dias, mas em alguns casos pode acontecer em dez dias ou em quatro dias. Assim, um estoque de segurança ajuda a lidar com essas variações e com prazos longos sem que o seu poder de venda sofra grandes perdas. Conhecer os prazos e comportamentos de entrega dos seus fornecedores é uma maneira de planejar como funcionará o seu estoque de segurança.
Conheça o seu sistema de vendas
Nem todos os seus produtos vão ter a mesma aceitação pelos clientes. Algumas mercadorias têm mais saídas e outras menos. Os produtos mais atrativos precisam estar sempre no estoque e a empresa não pode deixar faltar em suas prateleiras, então é necessário contar com esses itens em seu estoque de segurança, pois são eles os principais atrativos da sua empresa. Saiba quais são esses produtos, qual a sua procura, qual o prazo de reposição e, com essas informações, faça o estoque de segurança.
Calcule o estoque de segurança
Esse é o momento de maior cuidado ao planejar um estoque de segurança. Não é uma tarefa nada fácil calcular esse estoque de segurança, como se trata de uma estratégia para lidar com situações de imprevisibilidade, se torna mais complicado definir o nível de mercadorias ou matérias primas a serem mantidas.
Para calcular seu estoque de segurança, você deve levar em conta todas as nossas dicas anteriores: conhecer a demanda, os prazos logísticos e também o sistema de vendas.
Você vai ter que usar suas análises de vendas para estipular o quanto você deverá manter de cada produto. Vale lembrar que nada é definitivo, se você acha que seu estoque de segurança está com muito ou pouco produtos, você pode ir adaptando e alinhando seu estoque, conforme a sua necessidade.
Para calcular o estoque de segurança você pode usar a fórmula:
Estoque de Segurança = Média de vendas diárias x tempo de entrega (em dias)
Vamos dar um exemplo: se você vende em média 20 produtos por dia e o tempo de entrega desse pedido é de 5 dias, a fórmula ficaria da seguinte forma:
Estoque de segurança: 20 x 5 = 100
Você precisa ter pelo menos 100 produtos no estoque de segurança. Quando a quantidade de produtos estiver próxima de 100, é hora de fazer um novo pedido para seu fornecedor.
Gostou deste artigo sobre os cuidados com o estoque de segurança? Deixe seu comentário.