Estoque

Leia em 3 minutos

Os benefícios da apuração de estoque Uma das formas de controlar o estoque é a apuração de estoque. Confira, a seguir, no que consiste essa atividade, como pode ser feita e seus benefícios.

Por Redação

Controlar o estoque é fundamental por diversos motivos. Dentre eles, manter a organização dos produtos e garantir facilidade na separação dos pedidos, agilizando o trabalho e melhorando a produtividade da equipe.

Uma das formas de fazer esse controle é a apuração de estoque. Confira, a seguir, no que consiste essa atividade, como pode ser feita e que benefícios traz para a empresa.

O que é apuração de estoque, afinal?

Também conhecida como inventário e balanço de mercadorias, essa atividade consiste na contagem e conferência dos itens, fazendo uma comparação entre o estoque físico e o estoque contábil registrado no sistema da empresa.

O ideal é conseguir o máximo de acuracidade possível entre essas duas informações, o que indica que existem poucas falhas operacionais e que não terão grande influência nos resultados.

A ideia é, também, identificar essas falhas, que causam extravios, perdas e “furos de estoque”, que ocorrem quando o sistema indica a disponibilidade de um item que, na verdade, não está no estoque físico, ou quando as quantidades indicadas no sistema estão erradas.

Como ela pode ser feita?

A apuração de estoque deve ser realizada em periodicidade definida pelo gestor. Normalmente, uma vez a cada ano. Também é necessário fazer um planejamento para definir o método de contagem e a equipe responsável pela tarefa.

Em muitos casos são realizadas 2 contagens e 1 conferência para cada item e, quando o processo é finalizado, o resultado obtido é inserido no sistema, ajustando o estoque contábil ao estoque disponível.

Apesar de a apuração de estoque ser uma atividade específica, para que ela possa ser realizada de forma mais eficaz e eficiente, o ideal é adotar um planejamento e implementar alguns procedimentos úteis.

Algumas práticas facilitam a tarefa:

Organização do estoque

O primeiro passo é cuidar da organização. Isso não vale só para a organização visual do espaço físico, separando os produtos por grupos e marcas, por exemplo. O ideal é realizar, também, a conferência e padronização dos cadastros, atribuindo apenas um código e uma descrição para cada item. Além de ajudar no processo de separação, garantindo maior produtividade, isso possibilita a realização de um inventário mais assertivo.

Apuração periódica de estoque

Também chamada de inventário periódico, a atividade é realizada em períodos de tempo mais curtos, considerando grupos de material ou seções do estoque por vez, por exemplo.

Realizar essa tarefa em ciclos ajuda a manter a organização e o controle, e facilita o inventário geral realizado anualmente.

Melhoria contínua dos processos

Sempre que uma falha for identificada, o ideal é buscar imediatamente a correção e a solução que levará a melhores resultados. Na verdade, o mais adequado é manter uma busca constante por aperfeiçoamento dos processos, garantindo métodos de trabalho cada vez mais eficientes.

Quais são os impactos da apuração de estoque nas finanças da empresa?

A manutenção eficiente do estoque tem impactos positivos na parte financeira da empresa:

Redução de custos

Com a correção das falhas de estoque, é possível diminuir os índices de perdas, obsolescências e extravios, que impactam diretamente os custos do negócio.

Melhor aplicação do capital de giro

O estoque é composto por produtos que são adquiridos utilizando o capital de giro. Um dos benefícios da apuração de estoque são compras mais assertivas, reduzindo, ou mesmo eliminando, os desperdícios.

Aumento do faturamento

Com as compras sendo feitas de forma coerente com a saída dos itens em estoque, o índice de rupturas diminui, fazendo com que o faturamento aumente. Você deixa de perder vendas por falta do produto no estoque.

Aumento da lucratividade

Com o aumento do faturamento, desde que os custos não se elevem, a lucratividade também aumenta.

Como vimos, apesar de a gestão de estoque ser uma área operacional, seus processos influenciam diretamente os resultados financeiros. Portanto, é importante adotar medidas que possibilitem um controle de estoque eficiente.

Use a tecnologia a seu favor: a implementação de um bom software de gestão em sua empresa vai facilitar todos os processos, incluindo a apuração de estoque, claro.

Gostou do nosso post? Aproveite para ler mais sobre o assunto e conhecer nossas dicas para uma gestão de estoque eficiente!