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Comissão de vendas: como definir? Dificuldades para definir o melhor método para comissão de vendas? Leia nosso artigo e saiba quais são os comuns e como definir o melhor para sua empresa.
Nós já mostramos em nosso blog a importância de pagar comissão de vendedores para otimizar os seus resultados.
Porém, nem todas as empresas conhecem os tipos de comissionamento, tornando a decisão de pagar comissão mais complexa.
Para resolver esse problema, juntamos em um post os modos mais comuns de calcular a comissão de vendas e como escolher o modelo de comissionamento ideal para a sua empresa.
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Os modos mais comuns de calcular a comissão de vendas
Como já explicamos neste outro post, em regra geral, os vendedores recebem um salário fixo + comissão.
Podendo também ser extinto o pagamento do valor fixo, desde que assegurado um recebimento mínimo por mês.
Existem quatro modos mais comuns de comissionamento, são eles:
Comissão por venda
Esse talvez seja o método de comissionamento mais utilizado pelo mercado devido a sua fácil implementação.
Neste tipo de comissão, o vendedor recebe um percentual fixo por venda realizada.
Os valores relativos a este tipo de comissão podem ser repassados ao vendedor em um único pagamento juntamente com o salário mensal, ou ainda em pagamentos semanais ou a cada venda realizada.
É preciso ter cuidado caso a sua margem de lucro seja baixa para não comprometer o lucro da empresa.
Muitas empresas trabalham com margens diferentes para cada meta atingida.
Por exemplo: se um vendedor vender até R$ 5.000,00 ganha 3%. Já se vender mais ganha 5%.
Para isso, as metas de vendas precisam estar alinhadas com todo o time, além de serem atingíveis.
Comissão por faturamento bruto
Outro tipo de comissão de vendedores é calculado de acordo com todas as vendas da empresa e se chama comissão por faturamento bruto.
Nesses casos, todas as vendas do mês anterior, sem a retirada dos custos, contam para o cálculo da comissão.
Imagine, por exemplo, que uma empresa vendeu R$ 50.000,00 no mês de dezembro e o comissionamento é de 0,5%. O valor da comissão, que será pago no mês de janeiro, é de R$ 250,00.
Assim como a comissão por venda, muitas empresas utilizam um percentual diferente para cada faixa de faturamento da empresa, fazendo assim com que a equipe sinta-se mais motivada.
Comissão por margem de lucro
Esse tipo de comissão talvez seja o mais difícil de apurar, pois é formado pelo percentual da comissão em relação ao lucro da empresa. Então, é necessário apurar mais esse dado, além de ter bem definido os custos fixos e variáveis do seu negócio.
Esse modelo é o mais sustentável, pois não compromete os resultados da empresa devido a estar ligado à sua lucratividade.
Neste modo de apurar a comissão de vendas, o vendedor recebe uma porcentagem fixa em cima de todo o lucro da empresa.
Para isso, é necessário ter total transparência com os seus colaboradores em relação ao seu faturamento.
Comissão por recebimento
O último modo de calcular comissão, explicitado neste artigo, tem relação aos recebimentos.
Esse é indicado principalmente para as empresas que vendem a prazo ou recebem de forma parcelada pelas vendas.
A grande diferença deste tipo de comissão é que ela é paga depois do valor ser recebido pela empresa, evitando assim furos no caixa.
Assim, os vendedores passam a fazer parte ativa do processo de recebimento do cliente e também recebem mais vantagens ao vender a vista, estimulando essa forma de cobrança.
Qual o modelo de comissão ideal para minha empresa?
Se você não trabalha com comissões, é possível que ao chegar nesta etapa do artigo esteja se perguntando qual o modelo de comissão ideal para a sua empresa.
Essa é uma pergunta que não existe uma resposta exata.
Não há fórmulas prontas sobre quais tipos de comissões funcionam com cada tipo de empresa.
O que podemos adiantar é que você não deve se preocupar em começar com um sistema muito avançado de comissões, pois ele tende a furar e desmotivar você e a sua equipe.
Opte por aqueles tipos de comissão que exijam menos cálculos e levantamentos de dados, como a comissão por venda e por recebimento.
Além disso, não se preocupe em utilizar apenas modelos prontos.
Você pode criar o seu próprio modo de comissionamento, pois a legislação não tem um regulamentação específica para esse fim.
É claro que é sempre válido consultar o seu contador para ter um aval sobre as regras de convenções coletivas de sindicato.
Outro jeito de trabalhar com comissões é fazer testes. Isso quer dizer que você pode trocar o modo de comissionamento dos seus vendedores assim como os percentuais quando quiser.
É preciso tomar cuidado para ter uma política clara de comissionamento e que esta seja documentada para não ter dúvidas e frustrações posteriores.
Independente de qual tipo de comissão escolher, é necessário sempre estar atento para não comprometer os seus lucros no pagamento desta.
Por isso, tome cuidado na formação do preço de venda e embuta o comissionamento neste valor.
Feito isso, opte por um sistema de gestão, como o Fácil123, para fazer o gerenciamento da comissão dos vendedores, ou utilize nossa planilha gratuita, preenchendo o formulário abaixo.
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Temos certeza que utilizando o comissionamento, seus resultados serão ainda melhores. Boas vendas!