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Contas a receber: 6 coisas que você está esquecendo O Controle das contas a receber nem sempre é uma tarefa fácil, porém é uma das mais importantes ações para a correta gestão financeira do seu negócio.

Por Redação

O Controle das contas a receber nem sempre é uma tarefa fácil, porém é uma das mais importantes ações para a correta gestão financeira do seu negócio. Neste post, você vai conhecer 6 coisas que você provavelmente está se esquecendo e que podem fazer toda a diferença na hora de ter suas contas a receber bem organizadas e sem problemas. Acompanhe!

Organizar suas contas a receber

Organizar os valores referentes aos seus clientes inclui separar, de forma adequada, todos os valores a receber. Assim, você terá uma ideia de quando serão os vencimentos e se houver algum atraso, será possível cobrar o cliente inadimplente.

Com esta organização, também será possível conhecer melhor as características de cada cliente, o que permite separá-los e criar um ranking com os melhores pagadores.

Estruturar seu departamento de contas a receber

Defina uma rotina com seu departamento de contas a receber, invista na emissão de relatórios e conferência diária dos títulos que foram recebidos e já combine uma estratégia que será utilizada para a cobrança dos valores em atraso. Lembre-se que um bom fluxo no recebimento dos clientes é essencial para a sua correta gestão de fluxos financeiros, já que se você não recebe, não haverá recursos para arcar com as suas contas.

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Usar o fluxo de caixa

Como você viu, é comum que alguns clientes, por engano ou falta de organização, simplesmente se esqueçam de pagar, o que também pode ocorrer na sua empresa. Assim, é primordial que, além de investir em cobranças, você tenha o seu fluxo de caixa bem estruturado e organizado.

Com as diversas oportunidades que o fluxo de caixa permite, como análise por tipo de recebimento, separação por tipo de cliente e projeções, você pode monitorar constantemente estes valores e sempre estar atento a qualquer movimentação que afete suas finanças.

Cobrar seus clientes

Apesar de não ser uma situação agradável, é preciso cobrar os seus clientes. Considerando que você já se organizou, conhece os clientes e sabe que os títulos estão em atraso, é preciso definir uma forma de cobranças destes valores.

Muitas vezes, os atrasos acontecem por puro esquecimento ou por falta de organização do cliente. Então, é preciso entrar em contato com ele e entender o que houve para negociar a quitação do título em atraso.

Investir em serviços especializados

Caso os atrasos sejam reincidentes ou muito comuns, que tal estabelecer cláusulas mais rígidas nos contratos ou criar uma política de crédito para seus clientes? É preciso criar mecanismos para evitar a inadimplência e proteger o seu negócio.

Além disso, a contratação de serviços especializados ou até mesmo de uma assessoria jurídica pode ser benéfica para o seu negócio.

Oferecer vantagens para seus clientes

Oferecer vantagens para seus clientes pode ser uma excelente alternativa para driblar a inadimplência. Foque nos pagamentos antecipados, oferecendo descontos e vantagens para seus clientes e busque também favorecer aqueles que têm histórico de bons pagadores, oferecendo a eles condições especiais de pagamento, juros e prazo.

Valorize os seus melhores clientes e demonstre para os outros que os pagamentos em dia promovem uma relação benéfica para ambos os lados.

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Você viu que uma boa gestão das contas a receber de sua empresa necessita de organização, planejamento e de políticas para premiar os bons pagadores e coibir a inadimplência. Esta gestão é essencial para o bom funcionamento da empresa e para o seu fluxo de recursos. Quer saber um pouco mais sobre o assunto ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.