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Canais de vendas: desafios e resultados O que são canais de vendas? Como escolher o mais adequado para sua empresa? Quais resultado terá? Descubra lendo esse post

Por Josimar Garcia

Se você já parou pra pensar em como poderia aumentar suas vendas, é possível que tenha pensado em canais de vendas!

Ao longo dos últimos anos, as vendas estão cada vez mais competitivas e muitas empresas vêm buscando formas de aumentar suas vendas.

Atualmente, se você faz vendas para consumidores diretamente, pode estar usando um site, marketplace, loja física, redes sociais, entre outros.

Mas, se você vende para outras pessoas revenderem seu produto, pode ter representantes, distribuidores, plataforma B2B, vendedores internos e externos e muito mais…

Para cada uma dessas opções você vem investindo dinheiro na busca de expandir as vendas e muitas vezes tem pessoas responsáveis por cada um deles, provavelmente você já falou ou ouviu alguém falando que cada uma das opções são canais de venda, certo?

O que são canais de vendas?

São meios que sua empresa utiliza para disponibilizar seus produtos para seus clientes, ou seja, é por onde ela vai vender e eles podem ser tanto online quanto offline.

Falar de canais de venda é falar sobre como realizar suas vendas.

Como escolher os canais de vendas adequados para minha empresa?

Primeiramente, se estiver iniciando sua operação fazendo prospecção você deve definir seu público alvo. Ao definir você deve encontrar os canais que farão você vender.

É difícil travar qual canal é o melhor para determinada empresa, pois, a região e cultura podem alterar radicalmente o comportamento do seu cliente.

O que são estratégias de canais de venda?
Você já entendeu que os canais de vendas podem ser múltiplos e pertencentes a um mesmo negócio. Também que se trata das diferentes formas ou meios de vender um produto ou serviço a um cliente.

O que esses canais de vendas têm a ver com meu resultado?

Os canais de venda de uma empresa normalmente não geram receitas iguais. E isso é comum, ocasionado por uma série de fatores.
Uma equipe de vendas externa pode gerar mais receita (e igualmente, mais despesas) que uma plataforma B2B da mesma empresa.
“E por que eu simplesmente não encerro a plataforma B2B e redireciono os investimentos para a minha equipe de vendas externas?”

Isso pode ser feito, mas é justamente para responder perguntas como essas que vemos a importância do resultado dos canais de venda.
Um canal de receita baixa ainda pode ser interessante para sua empresa. Por quê? Bom, por vários motivos, como:
*Ter baixos gastos e uma boa margem.
*Ser a única opção para alguns clientes continuarem comprando seu produto.
*Origem de novos negócios.

Para uma empresa maximizar os resultados em seus canais de venda, é preciso estratégia.

Canais de vendas comuns e suas vantagens

E-commerce ou loja virtual – B2C/B2B

Neles o cliente vê as informações sobre os produtos e também efetua a compra diretamente.
Exige um trabalho intenso no site e na criação das descrições dos itens que serão vendidos.

Ponto de venda ou loja física

É um dos canais de venda mais comuns, por isso ser uma boa ideia dependendo do tipo de produto e porte da empresa.

Marketplace

Geralmente são grandes e-commerces que funcionam como verdadeiros “shopping centers on-line”, como por exemplo o Mercado Livre!.

As mais diferentes marcas disponibilizam seus produtos às regras do marketplace, o benefício do marketplace é que os sites normalmente possuem um enorme tráfego orgânico.

Vendas internas

Normalmente são pessoas que se comunicam virtualmente com os clientes em busca de novos clientes, mas também, de vendas rotineiras.

Vendas externas

Muito comum em indústrias onde seus clientes exigem um atendimento pessoal, mas neste caso, o relacionamento entre vendedor e comprador é muito importante.

O que você ganha separando esses canais:

Como já falamos, cada canal gera um custo e pode atingir um público diferente. Olhar os produtos que estão sendo vendidos em cada um deles gera um entendimento se sua estratégia está gerando o resultado esperado ou não.

Por fim, outra visão bem importante é olhar qual canal está gerando mais vendas, e se possível, analisar a margem por canal.

Caso queira conhecer como o Fácil123 pode auxiliar na gestão de canais acesse AQUI!.

Você ainda saber mais sobre como aumentar suas vendas, temos um post mostrando três formas de fazer isso: Como aumentar as vendas!