Vendas

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Como aumentar as vendas em três passos Buscando uma maneira de aumentar as vendas? Confira nosso post e veja três passos fundamentais para alcançar esse objetivo.

Por Josimar Garcia

Buscar meios para aumentar as vendas e a receita da empresa é uma tarefa constante na vida de um empreendedor.

Muitas empresas ainda acreditam que trabalhar com vendas é um dom e por isso crêem que para vender mais, é só contratar os melhores vendedores, mas, esse pensamento é um grande erro.

Para medir os resultados das vendas, é necessário que todos os processos estejam mapeados e em execução constante. Pois, só assim, será possível analisar cada oportunidade e cada ponto de melhoria.

Para ter melhores resultados é necessário seguir os três pilares de sucesso nas vendas: as metas, o mapeamento do processo de vendas e a execução consistente.

Vendas precisa ser menos arte e mais ciência!

Quer saber como aumentar as suas vendas seguindo esses princípios? Continue lendo nosso artigo!

1. Defina metas

Nós já mostramos em nosso blog a importância de ter metas de vendas. Mas, muitas empresas têm dificuldades de colocar uma meta coerente e atingível.

Se a meta for complexa, a tendência é que ela não funcione. A meta deve ser clara e simples, só assim ela será uma direcionadora de esforços.

Siga o princípio SMART: tenha uma meta que seja específica, mensurável, atingível e relevante.

Também não se esqueça de ter uma meta com propósito. Onde fique claro o motivo de atingir aquele número. Aumentar o faturamento da empresa, por exemplo, pode não motivar tanto uma equipe quanto ter um faturamento X para comprar uma nova cafeteira para o escritório.

Outro ponto que não pode ser esquecido é o acompanhamento.

Para que as metas funcionem, é necessário que sejam acompanhadas. Por isso, criamos uma planilha gratuita para que você possa analisar a sua meta em relação ao faturamento e ao mês anterior.

2. Tenha um processo bem definido

O segundo pilar de sucesso para aumentar as vendas, é ter o processo de vendas bem mapeado e estruturado.

O processo ou método de vendas, é o caminho que precisa ser seguido para que a meta seja atingida.

É importante lembrar que, independente do porte da sua empresa ou do segmento, é essencial que você tenha esse processo mapeado.

Só assim é possível entender o passo a passo, desde a prospecção de oportunidades até o fechamento do negócio.

Para entender o método de vendas do seu negócio, algumas perguntas podem ser feitas:

  • Quantos contatos tenho que visitar, ou precisam vir a minha loja, para fechar um cliente?
  • Dessas prospecções, quantos se tornam clientes potenciais?
  • Dos clientes potenciais, quantos pedem orçamento?
  • Dos orçamentos, quantos viram negociações?

Essas respostas são chamadas de taxa de conversão e são fundamentais para compreender a estimativa de quanto esforço é necessário para o fechamento de um cliente.

Se você quer crescer 50%, por exemplo, sabe que precisa aumentar em 50% as visitas.

A partir desse dado, pode-se tomar algumas medidas como a contratação de um vendedor, uma prospecção mais efetiva diminuindo o número de visitas e assim por diante.

É importante ter em vista que o acompanhamento desses indicadores é essencial. Se você não acompanhar os prospects, os orçamentos e as negociações, as chances de atingir a sua meta também é reduzida.

3. Mantenha uma execução consistente

O último pilar para aumentar as vendas é ter uma execução consistente.

Isso quer dizer que é necessário fazer o que precisa ser feito, do jeito que precisa ser feito, diariamente. Você precisa cumprir todos os indicadores que definiu no seu processo.

Imagine que meu time de vendas visitou no dia de ontem vinte empresas, no de hoje nenhuma e no de amanhã visitará três. É impossível ter dados estáveis para analisar e mapear o método de vendas.

Dessa forma, a determinação das metas também pode estar furada.

A execução consistente é o componente que traz previsibilidade ao seu processo de vendas. Se você sabe que precisa fazer 100 visitas, e que dessas você tirará 20 orçamentos e que desses vocês fechará 2 vendas, logo, você precisa garantir que esses números sempre aconteçam para que sua meta seja cumprida.

Note que todos esses três pilares andam juntos e por isso não podem ser vistos de forma separada. Um implica na qualidade e funcionamento do outro.

Portanto, contrate as pessoas dispostas a crescer junto com a sua empresa, capacite seus vendedores, defina a meta adequada com o propósito apropriado, adote uma metodologia que permita apurar dados do início ao fim e execute cada passo consistentemente.

Assim, com certeza, aumentar as vendas não será mais um problema. Não deixe de se inscrever na nossa newsletter e receber todas as novidades em primeira mão.