A proposta comercial, também conhecida por orçamento de vendas, é o momento anterior ao fechamento da venda.
Por isso, ela merece toda a atenção. É por meio dela que você pode otimizar os seus resultados ou até mesmo perder possíveis clientes.
Muitas empresas optam por passar um modelo de proposta comercial de forma vazia, informando apenas o valor final dos produtos ou do serviço. Apesar de comum, esta não é uma boa prática.
Quer saber como melhorar seus resultados utilizando um modelo de proposta comercial adequado? Continue lendo nosso post!
O que é uma proposta comercial?
O orçamento de vendas é, basicamente, a entrega de um documento que detalha os valores e produtos ou serviços relativos a uma possível venda.
Imagine, por exemplo, que um cliente visitou a sua empresa e precisa levar os valores e especificações detalhadas de cada produto ao departamento financeiro para a aprovação da compra.
Esse documento é o orçamento de vendas ou a proposta comercial.
Dentro dele pode existir outras informações como o prazo de entrega, informações sobre a sua empresa, contatos e até um termo de confidencialidade para a não divulgação dos valores e das formas de cobrança, se for o caso.
Normalmente, as propostas comerciais elaboradas com esse grau de informação são frutos de negociações com valores maiores e empresas grandes.
Quais as vantagens de utilizar uma proposta comercial?
Além de padronizar as comunicações da sua empresa, passando mais seriedade, utilizar um modelo de proposta comercial traz uma série de vantagens.
Economize tempo
Uma coisa muito chata ao compor um orçamento de vendas é você ter que digitar todos os dados do seu produto. Por isso, ao emitir uma proposta comercial é interessante que ela esteja conectada ao seu banco de dados de produtos e clientes.
Um outro ponto bem importante de economia de tempo é no momento que a proposta comercial se torna uma venda. Como você já tem todos os dados referente ao que o seu cliente precisa, basicamente você terá que fazer uma conferência final antes de faturar.
Identifique oportunidades de venda
Você pode encarar o orçamento de vendas como um simples papel que você entrega para o seu cliente, mas em nossa opinião, isso é deixar dinheiro na mesa.
Quando o cliente entrou em contato com você, ele deixou pistas do que ele está precisando comprar.
Por isso, uma forma inteligente de monitorar essa situação é classificar as propostas que ainda estão em orçamento, aquelas que você já perdeu porque o cliente disse que não compraria e aquelas que se transformaram em vendas.
As perdidas você não tem muito o que fazer. Mas você pode trabalhar proativamente em cima daquelas que ainda estão em orçamento.
O seu objetivo é nutrir o cliente de informações para que ele converta a proposta em venda. Mas cuidado para não ir com muita sede ao pote, pois o cliente pode se irritar e acabar dando sinais de desinteresse prematuramente.
Transmita confiança ao seu cliente
Não basta a sua empresa ser profissional. Ela precisa parecer profissional. Por isso, uma proposta comercial elegante e sem exageros pode contar pontos frente à concorrência.
A regra do “quanto mais simples, melhor” deve ser observada. Não adianta você encher o seu orçamento de vendas com vários termos complicados só para sua empresa parecer maior do que é. Você precisa transmitir clareza. Um bom modelo de proposta comercial não deve deixar dúvidas.
Fique atento aos sinais
É possível que você mande uma proposta comercial para um cliente e o mesmo não se mobilize. Afinal de contas, você definitivamente não é a parte mais importante na vida dele.
Por isso, é muito importante que você tenha meios de monitorar o micro momento que o cliente está interessado no seu orçamento de vendas.
Existem ferramentas gratuitas no mercado que avisam você no momento exato que o seu cliente abriu o orçamento, caso este tenha sido enviado por e-mail. Uma delas é o MailTrack.
Alguns sistemas de gestão, como o Fácil123, já possuem esta ferramenta dentro dele.
Você já pensou em ligar para o seu cliente no momento que ele está consultando o seu orçamento e ouvir a frase “Que coincidência! Eu estava analisando o seu orçamento neste exato momento!”. 😁
Como criar um modelo de proposta comercial?
Agora que você já sabe a importância e as vantagens de utilizar um modelo de proposta comercial, é hora de colocar a mão na massa e criar o seu próprio orçamento de vendas.
É importante lembrar que esse documento não precisa ser extenso e com termos difíceis como já citamos. O quanto mais simples, objetivo e claro for, melhor.
Por isso, juntamos todas as informações relevantes para que você não crie um orçamento de vendas com informações desnecessárias.
Informações de identificação
O primeiro passo é identificar a sua empresa.
Para isso, registre informações relevantes sobre o seu negócio: a razão social e o nome fantasia, o endereço e os meios de contato como, por exemplo, o telefone e e-mail.
Você pode deixar o cabeçalho mais profissional ao utilizar a logo da sua empresa.
É igualmente importante registrar as informações do cliente: como o nome ou a razão social e o telefone para contato.
Bem como a data que foi efetuado o orçamento de vendas.
Informações sobre os produtos
A segunda parte diz respeito a identificação e cotação dos produtos solicitados.
Nessa parte do modelo de proposta comercial é importante listar o código do produto, a descrição e especificação, o valor unitário, a quantidade e o total.
Assim, não fica dúvidas sobre cada item orçado.
Informações complementares
Para finalizar, deve-se registrar, quando pertinente, as informações complementares.
Dentro dessas informações podem estar, por exemplo, a data de validade do orçamento, o prazo de entrega do serviço ou mercadoria e até mesmo a solicitação de confidencialidade se for apropriado.
Caso você não queira ter todo esse trabalho de digitação, nós disponibilizamos um modelo de proposta comercial gratuita, é só fazer o download usando o formulário abaixo.
Modelo de Proposta Comercial
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E se quiser otimizar ainda mais o seu tempo e os seus resultados, utilize um sistema de gestão como o Fácil123 e tenha todos esses processos automatizados.