Muitas empresas não sabem quais são os produtos mais vendidos do seu negócio e quais são aqueles que ficam mais tempo parados no estoque.
Os empreendedores passam, então, a montar o estoque baseados na intuição. Mas, a intuição nem sempre acerta. E aí acontece o inevitável: produtos parados, capital de giro reduzido e produtos mais importantes em falta.
Quer evitar esse problema? Continue lendo nosso post e entenda como o relatório de produtos mais vendidos pode ajudar o seu negócio.
Compras mais assertivas
O primeiro ponto que pode ser melhorado na sua empresa baseado no relatório de produtos mais vendidos é o processo de compras.
Acompanhando a quantidade vendida de cada produto é possível entender como a reposição de estoque deve trabalhar.
Assim, você não corre o risco de ter produtos encalhados no estoque ou de faltar aqueles produtos que mais vendem, comprometendo o seu faturamento.
Acompanhar as ações de vendas
Outro dado que pode ser facilmente apurado, utilizando o relatório de produtos mais vendidos, é o resultado das ações de vendas.
Muitos dados para a gestão de vendas podem ser coletados através desse relatório:
- Analisar quais são os produtos que mais estão vendendo;
- Verificar os produtos que deixaram de vender em um determinado período;
- Averiguar se as promoções surtiram efeito através do aumento expressivo da venda de um determinado item.
É através desses indicadores que é possível saber se as suas ações previstas tiveram ou não o efeito que esperava.
Entender a participação no faturamento de cada produto
Mesmo que você já acompanhe o faturamento acumulado, olhar os valores faturados por produto traz uma outra visão.
Imagine que você venda uma quantidade menor de um produto mais caro e que gera mais lucro. Imagine ainda que você venda em grandes quantidades um produto mais barato que tem uma margem bem menor.
Utilizando o relatório de produtos mais vendidos é possível entender qual a representatividade de cada um desses em relação ao seu faturamento, trazendo uma compreensão mais clara sobre o giro do seu estoque e as suas oportunidades no mercado.
E aí? Que tal começar a olhar os produtos mais vendidos? Não deixe de compartilhar conosco os seus resultados!