Vendas

Leia em 3 minutos

Entenda como funciona o WhatsApp Business O WhatsApp Business, versão da ferramenta para empresas, está no ar. Quer saber as novidades? Leia nosso artigo e saiba tudo!

Por Francesca Rodrigues

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação poderosa, muito utilizada pelas empresas para otimizar os canais de venda.

Para os adeptos dessa tecnologia tem novidade por aí: no dia 18/01/2018 foi lançado, oficialmente, o WhatsApp Business, informação compartilhada no blog oficial da empresa.

Curioso para saber as novidades? Continue lendo nosso artigo e saiba tudo sobre essa incrível ferramenta.

Lançamento do WhatsApp Business

Lançado em países como Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA no dia 18 de janeiro de 2018, a novidade chegou ao Brasil no dia 24 do mesmo mês.

A versão lançada é dirigida às pequenas empresas e é gratuita.

Essa é uma ação que iniciou em setembro de 2017, onde o aplicativo começou a verificação de contas comerciais e marcava-as com um ícone verde.

Com muitas funcionalidades voltadas aos negócios, o aplicativo tem ainda mais potencial de se tornar um aliado na hora das vendas.

Funcionalidades do WhatsApp Business

A primeira funcionalidade do WhatsApp Business é a respeito do perfil de empresa.

As empresas passam a poder configurar os seus perfis preenchendo informações como descrição comercial, e-mail, endereço e site.

Em contrapartida, os perfis pessoais saberão que estão conversando com uma conta empresarial, pois essas serão listadas como “Contas de Negócios”.

A tendência é que os perfis empresariais se tornem “Contas Confirmadas” pois o WhatsApp verificará o número de telefone da conta em relação aos números de contato da empresa.

Outra novidade são as mensagens inteligentes, parecidas com as do Facebook Messenger.

O aplicativo permite o envio de respostas rápidas para mensagens pré definidas, por exemplo, o envio de uma mensagem de saudação ou até mesmo um informe sobre o horário de atendimento naquele canal.

As empresas também poderão acessar as estatísticas das mensagens: como mensagem recebida, mensagens lidas e também os seus respectivos horários.

O uso do WhatsApp Web, aquela versão para usar no computador, é mantida no WhatsApp Business.

Para os perfis pessoais não há mudanças drásticas: será possível enviar mensagens para os perfis corporativos, bloquear números de empresas e até mesmo reportar spam.

Segundo a empresa, haverá uma forte política para que as empresas só entrem em contato com as pessoas que forneceram seus números de telefone e aceitaram receber mensagens.

Limitações do WhatsApp Business

Por ser uma ferramenta nova, acreditamos que o WhatsApp Business ainda está se adequando às necessidades das empresas e lançando as funcionalidades aos poucos.

Nesse momento, o uso ainda é limitado.

As empresas que possuem mais de um número de WhatsApp conseguem utilizar as funcionalidades ofertadas apenas em um único aparelho, assim como o uso do WhatsApp Web.

Neste caso, ainda falta uma opção de conta multiusuário que permita o cadastramento de mais de um número por empresa.

As respostas automáticas também podem não servir para todas as empresas.

É possível configurar as respostas de acordo com as interações com os clientes. Mas, em um contexto geral, é muito difícil prever o que cada cliente vai falar.

Então, elas passam a ser mais utilizadas para informar o horário de atendimento ou responder a simples saudações.

Os próximos passos do WhatsApp Business

O WhatsApp Business, muito em breve, será acompanhado por uma solução empresarial completa, voltado para as grandes empresas com clientes em todo o mundo.

A tecnologia visa atingir empresas que operam como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos.
Por enquanto não há nenhum pronunciamento oficial da empresa, mas há alguns meses atrás, haviam rumores que a ferramenta seria paga.

O WhatsApp, que hoje tem uma carteira de 1,3 bilhão de usuários, aponta que é crítico atender as necessidades das empresas em seu serviço, e o lançamento do WhatsApp Business é um início de mudança.

De acordo com dados citados pela pesquisa da Morning Consult, mais de 80% das pequenas empresas do Brasil e da Índia apontam que o WhatsApp tem papel fundamental na comunicação com os clientes e expansão do faturamento.

O WhatsApp Business, por enquanto, está disponível para download gratuito apenas nos países selecionados, mas a promessa é que nas próximas semanas já esteja disponível mundialmente.

Informações traduzidas e adaptadas do artigo de Josh Constine para o TechCrunch.

Gostou da novidade? Acompanhe nosso blog e fique por dentro!