Financeiro

Leia em 3 minutos

Gestão Financeira: o importante é o dia de hoje É comum que ao iniciar a gestão financeira, as empresas queiram fazer tudo de uma única vez. Nós viemos mostrar o contrário: o importante é o dia de hoje.

Por Redação

Ao iniciar a gestão financeira é bem comum que as empresas tenham mil planos.

Muitas imaginam grandes resultados em um ou dois dias, outras esperam ter todos os lançamentos do passado e do futuro registrados em poucas semanas. Ou ainda querem resolver todos os problemas que anos sem controle geraram.

Essas expectativas são bem comuns por parte dos empreendedores. Mas, por vezes, o principal é esquecido: o registro do dia de hoje.

Quer entender por que o registro do dia de hoje é tão importante para começar a gestão financeira? Continue lendo nosso artigo.

Comece!

Uma coisa é fato: o que aconteceu já não pode mais ser mudado.

Se você vai começar ou está repensando a gestão financeira, quer dizer que já não tem um bom controle nem do passado e nem do futuro, certo?

Se você tem registros antigos pode utilizar esses dados para continuar, mas não se apegue a ficar trabalhando no passado.

O dia de hoje é o dia mais importante para o financeiro porque é o presente. E do presente você não pode perder os dados.

Por um tempo é inevitável que você trabalhe só no registro do dia de hoje, fazendo todos os lançamentos de contas a pagar e receber.

Mas só com o dia de hoje vou ter gestão financeira?

É claro que você não deve se limitar a registrar o presente para sempre.

Buscar um nível mais avançado de gestão faz parte do processo e depois do seu registro do dia de hoje estar funcionando, aí sim você deve pensar no futuro.

Lançar suas receitas e pagamentos previstos até final do ano, por exemplo, é uma ótima forma de prever os seus gastos e recebíveis.

E tudo isso é um processo natural: a partir do controle do dia de hoje, as contas do futuro tenderão a ser lançadas também. Por exemplo: você faz uma compra em três vezes, as duas próximas parcelas já serão lançadas devido ao dia de hoje.

O mesmo vale para as contas a receber. Se você faz uma venda no dia de hoje em quatro vezes, já vai lançar as parcelas futuras também.

Dessa forma, o registro do futuro é feito apenas se preocupando com o dia de hoje.

Pense grande, comece pequeno, ande rápido. Esse deve ser seu lema.

Os problemas de não começar com o dia de hoje

Não pensar no dia de hoje traz uma série de problemas.

Imagine, por exemplo, que você queira começar a sua gestão com o passado.

Suponha que você faz dez vendas por dia e que você tem um dia corrido, sem tempo. E, sem perceber, só tem tempo para registrar dez vendas por dia.

Só que você começa a lançar o dia de ontem, afinal quer ter o registro do passado.

Você dedica todo o tempo disponível para a gestão financeira, que são 10 lançamentos por dia, mas só consegue lançar os recebíveis do dia de ontem.

Imagine que você faz um grande esforço e consegue lançar parte do dia de hoje. Consegue lançar cinco vendas.

Notou que amanhã você já começa o dia com pendência? Você sempre estará atrasado em relação ao dia de hoje.

Enquanto você se apegar ao passado, os seus registros presentes ficarão negligenciados. E com isso não é possível ver o futuro, pois os saldos não podem ser conciliados enquanto esses registros do passado não estiverem finalizados.

Lembre-se: o dia de ontem já foi, não pode ser mudado. O de amanhã nem chegou, não adianta mexer nele. O dia de hoje é o único que traz verdadeiro impacto para o início da gestão financeira.

Só com ele você terá o controle do futuro e poderá ter um bom planejamento financeiro.

E pense da seguinte maneira: fazendo esse registro todos os dias durante um mês você terá uma noção do quanto gastou. Passado três meses você já terá uma média do quanto sua empresa gasta de verdade.

Preencha o formulário abaixo e utilize nossa planilha para começar a registrar suas contas a pagar e receber agora mesmo.

Planilha

Planilha Contas a Pagar e Receber

Baixa agora a nossa planilha grátis de contas a pagar e receber e nunca mais atrase as finanças da sua empresa.


Precisa de uma forcinha? Faça nosso check up financeiro gratuito e acompanhe todos os passos que precisa dar para chegar ao seu grande objetivo.