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Você acompanha o faturamento diário da sua empresa? O faturamento diário é um número que traz muitas informações relevantes. Confira como ele pode ajudar no controle financeiro do seu negócio.

Por Cezinha Anjos

Você acompanha diariamente a evolução do faturamento da sua empresa? Sim? De que forma você faz isso? Não? E como você sabe que está dentro do trajeto que você desenhou?

Se você ainda não parou para pensar sobre essas questões, é importante que você faça agora mesmo. Afinal de contas, como diz o ditado popular, quando a gente não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve.

Separamos neste artigo alguns pontos que achamos relevantes e que podem ajudar a você entender a importância disso.

Acompanhe o faturamento acumulado até o dia de hoje

Nós não temos dúvidas que é importante você olhar relatórios e gráficos que apontem o histórico de suas vendas, os produtos mais vendidos, a curva ABC e outros.

O problema é que esses relatórios são cheios de números e talvez não sejam práticos no dia-a-dia. Você precisa de um número que dê o compasso do seu trabalho ao longo do mês. Um único número que motive você olhar ele rapidamente e saber se a sua empresa está dentro ou fora dos trilhos.

Nosso conselho é que você comece acompanhando o quanto você faturou acumulado do início do mês até o dia de hoje. É apenas um número que você consegue ver rapidamente todos os dias e manter este número na cabeça.

Compare o faturamento acumulado de hoje com o mês anterior

Às vezes um número isolado pode trazer algumas distorções. Uma dessas distorções é não ter um referencial – algo para se comparar. Esse problema pode ser resolvido apurando o faturamento acumulado do mês anterior.

Uma dica: quando estiver olhando o mês anterior, apure o faturamento acumulado até o mesmo dia do mês atual. Por exemplo, se você estiver no dia 20 de setembro, apure o faturamento acumulado até o dia 20 de agosto e compare com o faturamento acumulado até o dia 20 de setembro.

Através do comparativo desses dois números, você pode saber a diferença entre eles em dinheiro e também em percentual.

Alguns negócios sofrem muito com sazonalidades e fica complicado comparar o mês atual com o mês anterior do mesmo ano. Podemos citar como exemplo as vendas de natal. Talvez seja uma época que você prefira comparar o mês de dezembro do ano atual com o mês de dezembro do ano anterior ao invés de comparar dezembro com novembro do mesmo ano.

Uma estratégica mista pode ser interessante. Você pode usar em determinadas épocas do ano a comparação com o ano atual e em outras a comparação com o ano anterior.

Defina uma meta

Você já tem consciência do presente e sabe o quanto está faturando. Você também já consegue consultar o passado e comparar isso com o presente pra saber se está adequado ou não. Que tal agora começar a projetar o futuro definindo uma meta e correndo atrás dela para se tornar realidade?

Defina um valor total que você espera vender até o fim do mês. Depois divida isso pela quantidade de dias do mês. Assim você saberá o quanto precisa vender por dia. Pra ficar mais legal ainda, faça uma projeção de quanto você deveria ter de venda acumulada para cada dia do mês. Veja um exemplo:

Eu posso definir que devo vender R$ 1000,00 este mês. Se eu dividir R$ 1000,00 / 30, logo eu sei que preciso vender R$ 33,33 por dia. Assim, no dia 1 eu preciso ter R$ 33,33 em vendas, no dia 2 R$ 66,66, no dia 3 R$ 99,99 e assim por diante.

Com isso você consegue fazer comparativos de quanto vendeu até o dia de hoje e o quanto deveria ter vendido.

Se quer saber como definir uma meta adequada, não deixe de conferir nosso post.

Não deixe de compartilhar conosco se as nossas dicas sobre o faturamento diário ajudaram no controle financeiro da sua empresa.