Vendas

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Porque a estratégia de vendas tradicional não funciona mais A estratégia de vendas tradicional não funciona mais. Quer saber por quê? Continue lendo nosso post!

Por Francesca Rodrigues

Há um tempo, o comportamento da maioria dos vendedores era baseado em alta pressão para o fechamento de uma venda, preocupando-se apenas com o seu comissionamento e os seus resultados e deixando o sucesso do cliente de lado.

Essa estratégia de vendas não funciona mais porque os compradores passaram a se tornar sujeitos ativos de todo esse processo, principalmente pelo fácil acesso à informação e à internet.

Os clientes sabem facilmente as opções do mercado, os seus comparativos e podem, inclusive, fazer compras sem depender de um intermediário como o vendedor.

Mas, infelizmente, algumas empresas e vendedores ainda não se adequaram a essa nova realidade de mercado.

Hoje é preciso atrair, engajar e capacitar os clientes para que eles comprem e toda a estratégia de vendas precisa estar alinhada com esse objetivo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo nosso post e saiba como traçar uma nova estratégia de vendas baseada nesse novo mercado.

Como sair da estratégia de vendas tradicional?

Para sair de uma estratégia de vendas tradicional é preciso ter foco total no cliente, fornecendo um bom atendimento, experiência e sucesso.

É importante que você tenha bem claro a diferença entre esses três conceitos.

O atendimento está diretamente relacionado com os pontos de contato diretos entre a sua empresa e o cliente.

Já a experiência diz respeito, como o próprio nome sugere, a qual a experiência que o seu consumidor teve no seu estabelecimento.

Desde o estacionamento, as luzes e música do seu lugar e até mesmo a hora do pagamento.

Tudo conta como experiência.

E, proporcionar uma experiência positiva para o seu consumidor é muito importante, ou seja, é preciso conhecer o seu público alvo e as suas preferências.

Por último, precisa-se pensar no sucesso do cliente.

Isso quer dizer que você deve se preocupar com o motivo que levou o seu cliente a comprar um produto ou serviço da sua empresa.

Na estratégia de vendas tradicional, infelizmente, ainda é comum que alguns vendedores se preocupem apenas com o comissionamento próprio e acabem empurrando produtos ou serviços que não fazem tanto sentido para o cliente.

Quando você não entrega sucesso para o cliente, ou seja, não se preocupa se ele vai alcançar os objetivos com aquela compra, corre o risco de perder um cliente que poderia comprar muito mais a longo prazo.

Caso você tenha alguma dúvida sobre esses conceitos, no nosso artigo listado abaixo explicamos detalhadamente cada um deles.

Alinhando a equipe

Para que esse começo de mudança de estratégia de vendas surta efeito é importante que toda a sua equipe esteja alinhada.

Vale apostar em treinamentos e feedbacks para atingir os resultados esperados.

Além disso, ter metas definidas de forma adequada e por toda a equipe pode ajudar para traçar o caminho que o time comercial deve tomar de uma maneira eficaz.

Temos certeza que seguindo nossas dicas sua estratégia de vendas focada no sucesso do cliente será muito mais efetiva.

Não deixe de acompanhar nosso blog para continuar aprimorando seus conhecimentos em gestão! 💪