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Dicas para que você melhore como gestor Melhorar enquanto gestor não é tarefa fácil, entre muitas tarefas e pessoas, o segredo é... leia nosso post e descubra agora mesmo!
Estar a frente dos negócios de uma empresa não é uma tarefa simples. Ser dono do próprio negócio requer disciplina e muito jogo de cintura.
Continue lendo este artigo e veja nossas dicas para melhorar ainda mais a sua tarefa como gestor.
Estude
Se você neste exato momento não está pensando em formas de fazer o seu negócio crescer, preciso te dizer que você está ficando para trás. Saiba que seus concorrentes estão. E eles podem fazer você comer poeira daqui algum tempo.
Você precisa procurar fontes de conhecimento de acordo com o seu estilo de vida. O grande problema hoje não é mais a escassez de informação, mas sim o excesso. Por isso você precisa ser muito seletivo com o seu tempo para não consumi-lo com coisas improdutivas.
Assistir um seriado ou um filme pode ser importante para seu bem estar pessoal. O problema é quando esse hábito se torna tão grande que impede você de ler um livro, por exemplo. Falta de tempo não pode ser um desculpa.
Se você não gosta muito de ler, que tal então um áudio livro?
Você pode também encontrar podcasts sobre assuntos da sua indústria ou blogs especializados. Informação de muita qualidade e de graça.
Uma coisa bem importante para expandir a sua visão é frequentar feiras e eventos do seu setor. Elas são uma excelente oportunidade de ver o que seus concorrentes estão fazendo e as novidades do seu mercado.
Lembre-se: se todo mundo está indo pra frente e você está parado, logo, você está ficando para trás.
Cuide do seu time
Gostar de trabalhar com pessoas deve ser uma qualidade de um bom gestor.
Dificilmente você está inserido em um mercado no qual o seu negócio não dependa de gente competente.
As melhores pessoas do mercado não se sujeitam a trabalhar para alguém que não os trata com respeito e não dá o mínimo de condições para que elas executem seu trabalho.
Por isso, você deve cuidar do seu time.
Faz parte do seu trabalho como gestor desenvolver os talentos na sua equipe e remover os impedimentos.
Pense que o seu tempo é limitado e que sozinho você não consegue fazer tudo o que precisa ser feito. O jeito de escalar o seu tempo é fazendo com que outras pessoas façam por você o que precisa ser feito – e bem feito!
Portanto, atender as demandas do seu time deve ser uma prioridade.
Dê e receba feedback
Você precisa achar meios de deixar claro para cada membro do seu time o que você espera. E isso deve ser feito desde o momento da contratação.
Nem sempre as pessoas farão as coisas que você espera que sejam feitas se você não disser o que você quer e do jeito que você quer. É importante que você tenha consciência que seu colaborador não possui uma bola de cristal.
Os feedbacks constantes também são uma excelente ferramenta de alinhamento. Se você detectar que algo não está indo como desejado, é importante que você traga o problema para a mesa e explique o porquê de não fazer dessa forma. Aproveite e sugira uma maneira melhor de executar a ação.
Dar feedback não deve ser sinônimo de grosseria. Tenha em mente que são apenas negócios e que você está lidando com um ser humano que vale tanto quanto você.
O contrário também é válido. Você não precisa ser político ou fazer muito rodeios. Apenas exponha o problema.
Feedbacks positivos também são importantes. Não vai custar nada pra você elogiar uma atitude ou um trabalho bem feito. As pessoas esperam reconhecimento.
Como gestor, é muito comum você se sentir só. Portanto, tente criar um ambiente que as pessoas também podem lhe dar um feedback sem que elas tenham medo de retaliação. É certo que você nem sempre acertará e, algumas vezes, será bom alguém abrir os seus olhos. E no mais, se você acha que não faz sentido o feedback que você está recebendo, apenas agradeça e toque a vida pra frente.
E aí? Gostou das nossas dicas para ser um gestor melhor? Que tal compartilhar?