Financeiro

Leia em 3 minutos

DDA: O que é e como funciona? DDA ou Débito Direto Autorizado é uma forma de visualizar todos os boletos, emitidos em seu CPF ou CNPJ, em um único lugar.

Por Natália de Souza Pinheiro

DDA ou Débito Direto Autorizado é uma forma de visualizar todos os boletos, emitidos em seu CPF ou CNPJ, em um único lugar. Quando você se cadastra num DDA e acessa sua conta, você consegue ver os boletos vencidos, a vencer, os que já pagou e até mesmo aqueles que não tenham sido emitidos pelo banco onde você tem conta.

Digamos que você tenham conta no banco A, mas os boletos do seu condomínio são emitidos pelo banco B, a sua conta de energia pelo banco C e o financiamento do seu carro no banco D, no seu cadastro DDA você terá a comodidade de ver todos esses boletos num só lugar. Isso te permite ter um maior controle de suas finanças.

Quais as vantagens do DDA?

Com o Débito Direto Autorizado você tem um controle maior sobre os pagamentos pendentes, há uma redução de papel, seus pagamentos são feitos rapidamente sem a necessidade de procurar o boleto impresso ou na caixa de e-mail, já que todas as informações ficam centralizadas na conta bancária. Com certeza o DDA é uma ferramenta útil para a organização e planejamento financeiro. da sua empresa.

Como me cadastrar no DDA?

Procure uma instituição participante (que aderiu à convenção de cobrança e à convenção do DDA), na qual mantenha conta, para realizar o cadastro no sistema DDA e se tornar um pagador eletrônico. Esse procedimento é válido para as pessoas físicas ou jurídicas e que poderão cadastrar-se em mais de uma instituição.

Quais bancos têm Débito Direto Autorizado?

A maioria das instituições financeiras oferecem o serviço de DDA, mas é importante verificar se a sua conta tem essa função – e se é cobrado algo por ela.

Qual a diferença de Débito Direto Autorizado e Débito Automático?

DDA é a função que permite você visualizar, e ser notificado, quando um boleto em seu CPF ou CNPJ for lançado. As contas que aparecem para você, em DDA, precisam ser autorizadas para que o pagamento aconteça. Ou seja, você pode pagar essas contas antes da data de vencimento direto no aplicativo ou internet banking – sem precisar do boleto impresso ou em PDF.
Já no Débito Automático a conta é cadastrada uma única vez, usando um código específico (código de débito automático). A partir daí será debitado na sua conta, todos os meses, na data de vencimento, o valor do boleto que foi rastreado.

Quais contas não podem ser pagas com DDA?

Embora o Débito Direto Autorizado seja uma função que facilita o pagamento dos boletos, alguns tipos de contas ainda não podem ser pagos por ela: boletos de arrecadação de tributo como IPVA, IPTU, etc. E contas de serviços públicos, por exemplo, Luz, água, gás e telefone. Nesses casos, o melhor caminho para o controle de suas finanças é colocar essas contas em débito automático.

Dúvidas frequentes sobre DDA:

O que fazer se emiti um boleto e paguei através de outro método que não o DDA?
– Basta desconsiderar a cobrança ou realizar a exclusão manualmente do boleto pendente em seu DDA.

Em quanto tempo o boleto sai do DDA?
– O boleto no DDA, na maioria dos casos, é retirado em até 4 dias úteis (prazo do banco). Mas, caso não seja retirado, o cliente pode retirá-lo manualmente.

Entenda mais sobre o DDA com o Banco Central Do Brasil: clique aqui.