FinanceiroGestão

Leia em 3 minutos

Como evitar que erros em capital de giro quebrem sua empresa? Como evitar que erros no gerenciamento do capital de giro quebrem a sua empresa? Como evitar problemas financeiros? Garanta o sucesso da sua empresa.

Por Redação

A administração de uma empresa é um processo complexo e que envolve vários setores. Um deles é o financeiro, que necessita de mais atenção e que comumente apresenta problemas, principalmente relacionados à falta de capital de giro. De repente, a empresa pode ficar no vermelho, com as contas em atraso, o que gera ainda mais problemas, como multas e juros.

Dessa forma, como evitar que erros no gerenciamento do capital de giro quebrem a sua empresa? Como os seus recursos podem ser melhor administrados evitando que você tenha problemas financeiros? É isso o que você vai descobrir no post de hoje.

Como calcular o capital de giro

O capital de giro pode ser definido como o dinheiro que irá girar ou circular dentro da empresa. Mas como calcular o capital de giro?

Para isso, parte-se do ativo circulante da empresa, representado por bens que poderão ser convertidos, em breve, em dinheiro — aqui entram o caixa propriamente dito, os saldos bancários, valores a receber de clientes e estoques.

Depois, é preciso que desse valor sejam diminuídos os valores referentes ao passivo circulante, representados pelas contas de curto prazo a pagar, como fornecedores, impostos, entre outros.

Como evitar erros no capital de giro

Algumas medidas podem ser tomadas para gerenciar corretamente o capital de giro e evitar erros que prejudiquem o andamento da empresa. Confira algumas delas:

Utilizar, da forma adequada, o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta simples e indispensável para sua empresa, que pode lhe oferecer informações úteis para a administração do seu capital de giro. Muitos empresários acabam não utilizando ou não atualizando diariamente o fluxo de caixa, o que pode levar a problemas de escassez de recursos e impacto no capital de giro da empresa. Assim, é preciso implantar a cultura do uso do fluxo de caixa em sua empresa, de forma que ele faça parte do dia a dia.

Não contar com o dinheiro ainda não disponível

Um dos conceitos utilizados no capital de giro é o de clientes, mas esses ainda não foram convertidos em dinheiro. Por isso, um dos erros é contar com esses recursos antes de seu recebimento. Lembre-se de que um percentual dos clientes pode atrasar ou acabar não pagando as dívidas, o que irá impactar negativamente em seu capital de giro, então é preciso cautela.

Otimização do estoque

Outro ponto focal de uma empresa é o estoque. Muitas empresas acabam se atrapalhando em suas finanças, pois estocam demais na busca por melhores descontos na hora da compra de mercadorias. Além de ficar com mercadoria encalhada, você tem uma falsa noção do quanto realmente tem de capital de giro disponível, uma vez que todas as mercadorias ainda precisam ser negociadas e recebidas para que você possa contar com o dinheiro.

Alinhamento dos prazos de recebimentos e pagamentos

Já que o estoque é um ponto central de sua política de capital de giro, o alinhamento entre as áreas de recebimentos e pagamentos também deverá ser. O problema nasce quando se concede tempo demais para os clientes e sua empresa tem um tempo menor para o pagamento dos fornecedores, gerando assim falta de capital de giro. Alinhe suas metas de recebimento, converse com fornecedores e busque sempre controlar esses dois fluxos.

Lembre-se de que a administração do capital de giro deve fazer parte da gestão de sua empresa e ter a mesma importância dos outros departamentos, uma vez que uma empresa sem caixa terá problemas em todos os setores. Com atitudes simples de controle, você poderá controlar seu capital de giro e garantir a saúde de sua empresa. Faça um comentário e deixe suas impressões sobre esse tema!