O mercado digital vêm crescendo em um ritmo acelerado e é fundamental que a sua empresa tenha um bom posicionamento na Internet.
Só assim os clientes chegarão até o seu negócio e você alcançará grandes resultados.
O que talvez você ainda não saiba é que a sua empresa não precisa gastar fortunas de dinheiro para que os clientes a encontrem na Internet.
Na verdade, em alguns passos simples e baratos você pode melhorar muito o seu posicionamento.
Quer saber como? Continue lendo esse artigo.
1. Fazer uma página no Facebook
Com quase dois bilhões de usuários ativos, o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo.
Uma forma de manter sua empresa na Internet, é criar uma página nessa rede social.
Além de ser gratuita, é uma ótima ferramenta de divulgação do seu negócio. Pois, o Facebook é hoje utilizado por grande parte das pessoas para localizar empresas.
Muitas empresas criam um perfil em vez de uma página e essa não é a melhor escolha.
O perfil é similar as contas pessoais, sendo possível adicionar os clientes e fazer postagens, mas as interações são limitadas aos perfis adicionados. Por exemplo, em um perfil você não tem como pagar para que uma propaganda atinja várias pessoas.
Já a página é onde os seus clientes vão curtir, deixar avaliações e ter um maior envolvimento com a sua marca. E claro, com poucos Reais você pode fazer propagandas e divulgar ainda mais a sua empresa, seu produto ou seu serviço.
Na sua página do Facebook, você poderá fornecer informações como endereço, telefone, site e segmento da empresa, além de passar maior credibilidade devido às avaliações.
Para criar uma página é muito simples. É só acessar esse link e preencher seus dados.
Não se esqueça de manter a periodicidade das publicações com assuntos relevantes para o seu público.
Compartilhar fotos, vídeos e seus produtos é uma boa estratégia.
2. Cadastrar no Google Meus Negócios
Quando você procura uma empresa no Google, não tem nada mais chato do que ela não aparecer.
Muitos clientes acreditam que se a empresa não aparece no Google é porque ela não existe.
O Google Meus Negócios é a ferramenta certa para evitar esse tipo de problema.
Cadastrando sua empresa gratuitamente, sempre que alguém pesquisar sobre ela no Google, ele trará os dados do seu negócio.
O cadastro é simples, basta acessar esse site e preencher os dados da sua empresa.
Não se esqueça de informar o horário de funcionamento, essa é uma informação muito relevante para o seu cliente.
3. Ter um domínio próprio
O domínio é o nome da sua empresa na internet, inclusive nos seus e-mails.
Normalmente, os domínios brasileiros são o nome da sua empresa seguido de .com.br.
O da ASSEINFO, por exemplo, é asseinfo.com.br.
Ter um domínio próprio faz muita diferença. Sua empresa passará mais credibilidade, fica mais fácil de divulgar seu site e você pode ter um e-mail e site mais profissional.
O registro do domínio é um investimento barato, é possível encontrar registros a partir de R$ 40,00 por ano.
Domínios .com.br podem ser registrados através da entidade registro.br, godaddy.com ou o de sua preferência.
4. Ter um site
Ter um site também é fundamental para que o seu cliente encontre a sua empresa na Internet.
Através do site você fortalece sua marca, conquista novos clientes e ainda por cima pode divulgar os seus serviços ou produtos.
Você não precisa ter um desenvolvedor na sua equipe ou contratar algum serviço especializado para ter um site básico. Existem ferramentas que permitem que você crie o seu site facilmente e sem precisar ser um expert.
Alguns deles são: Wix, UOL Host, etc…
Nessa etapa, você deve criar e hospedar o seu site. A hospedagem é o serviço que vai guardar todas as informações do seu site.
Você consegue encontrar planos a partir de R$ 29,90 por mês e até mesmo gratuitos.
Os sites gratuitos obrigam que você utilize o domínio deles, gerando assim mais visibilidade para essas hospedagens.
Seu site ficaria por exemplo: asseinfo.wix.com.br. Nesse formato, você não precisa adquirir um domínio. Mas, não pode usar o seu, caso prefira.
Pode ser que o endereço do site não seja um problema para você, mas é necessário pensar a longo prazo.
Imagine, por exemplo, que eu tenha um site no Wix com uma loja virtual e que ela tenha tido muito sucesso.
Imagine ainda que eu não queira mais ter o .wix no nome do meu site. Se eu trocar de endereço, pode ser que perca muitos acessos.
Um bom exemplo é imaginar essa mesma situação com o número do telefone da sua loja.
Imagine que você tenha escolhido uma operadora mais barata, mas que depois de um tempo ela não atenda tão bem devido a demanda que você tem.
Você precisa migrar seu telefone para outra operadora, mas perderá seu número. Complicado, né?!
O seu número, assim como o endereço do seu site, é como os seus clientes chegarão até você.
O investimento de um domínio e da hospedagem é pequeno e com ele você não corre o risco de perder o seu tráfego e seus clientes.
Além disso, o site sem propagandas de hospedagem, como asseinfo.com.br, transmite mais profissionalismo e credibilidade.
5. Ter um e-mail
Caso você adquira o serviço de hospedagem paga para o seu site, provavelmente esse serviço te dará direito ao e-mail corporativo.
Ter um e-mail é fundamental para ter visibilidade na Internet. E um e-mail profissional traz mais seriedade para o envio de orçamentos e contatos com os seus clientes.
É possível adquirir a hospedagem somente do e-mail. Uma dica é contratar o G Suite.
Com planos a partir de U$ 5,00 mensais por usuário, você consegue ter um e-mail corporativo, ter mais espaço no Google Drive e continuar a utilizar a Agenda.
Em vez de usar, por exemplo, [email protected], você pode ter um e-mail como [email protected]. Ou ainda [email protected]. Mais profissional, não é?
Mas, para conseguir contratar esse serviço, é necessário ter um domínio próprio.
Se quiser saber mais, é só clicar aqui.
Viu como é fácil aumentar sua visibilidade na Internet? Temos certeza que seguindo nossas dicas mais clientes encontrarão a sua empresa. Boas vendas!