Gestão

Leia em 6 minutos

Perdas na produção: quais as principais causas? Alguns fatores e problemas podem levar a perdas na produção. Vamos te apresentar as principais causas e sugestões de melhorias.

Por Anne

Alguns fatores e problemas podem levar a perdas de materiais e produtividade.
Essas perdas trazem prejuízos a empresa de inúmeras formas, como retrabalho, redução na produtividade e prejuízo financeiro.

Sabemos que a busca por melhorias é um processo contínuo nas empresas. Conhecer, prevenir e corrigir as perdas no processo produtivo é uma excelente fonte de melhorias no resultado da sua empresa.

Nesse artigo vamos te apresentar as principais causas de perdas na produção e sugestões de melhorias.

Superprodução

Em geral, a superprodução acontece por dois motivos: excesso de produção ou produção antecipada.

  • Excesso de Produção – Nesse caso a empresa gastou dinheiro fabricando produtos além do que tem capacidade de vender em tempo hábil.
    Esses produtos ficarão parados no estoque da empresa gerando custos no estoque e fazendo com que o capital de giro fique estagnado.
  • Produção Antecipada – Já na produção antecipada, a empresa fabrica muito antecipadamente produtos que, irão atender uma demanda de vendas, que só acontecerá no futuro.
    O problema aqui é utilizar recursos para fabricar produtos que ficarão parados no estoque gerando custos, ao invés de, concentrar esses recursos em produzir itens que seriam mais vantajosos para a empresa, a curto prazo.
  • Sugestão de Melhoria: O que você precisa aqui é melhorar o planejamento da sua produção. Para saber o que você precisa produzir é necessário ter um controle de estoque eficaz e real, alinhado com um bom conhecimento de vendas. Dessa forma você poderá ter um planejamento mais acertado.

    Estoque

    O excesso de estoque leva à perda de capital e espaço de armazenamento na empresa.
    Nesse caso não estamos falando apenas do estoque de produtos acabados, mas também dos itens que compõem todo o processo produtivo como, insumos, matéria-prima e produtos semiacabados.
    Sugestão de Melhoria: Para melhorar nesse ponto é necessário realizar um bom controle de estoque, que seja fiel a realidade, e usar esses números a seu favor, evitando compras desnecessárias e estoque de produtos que não serão utilizados a curto prazo. O planejamento da produção também é importante, para que você não tenha um estoque exagerado de produtos acabados. A curva ABC é uma ferramenta que pode te auxiliar no controle de estoque.

    Movimentação

    Toda atividade realizada por seus colaboradores durante o processo produtivo, que não geram valor ao produto final, são consideradas perdas por movimentação.
    Nesse caso, a movimentação desnecessária dos trabalhadores no chão de fábrica, geram perdas para a empresa.
    Uma empresa com superprodução, provavelmente, terá também perdas por movimentação. Ao produzir muito teremos um estoque elevado, que precisará passar por constantes ajustes, para que os produtos fiquem bem alocados e não sejam perdidos. Essas realocações podem gerar perdas por movimentação.
    Sugestão de Melhoria: Um dos pontos de melhoria nesse caso é otimizar o layout da sua produção. Diminuir o deslocamento entre processos e automatizar processos mais simples te auxiliarão na redução de perdas por movimentação. Reduzir as perdas por superprodução e estoque também ajudarão na redução de perdas por movimentação.

    Espera

    Em um processo produtivo com várias etapas pode haver gargalos na produção fazendo com que o produto fique parado esperando até que a próxima etapa do processo seja concluída.
    Vamos utilizar como exemplo uma fábrica de bolos que tenha os seguintes processos: separar os ingredientes, fazer a massa, assar os bolos e embalar.
    Após fazer a massa você percebeu que o forno está ocupado e não terá como assar os bolos agora. O processo de separação de ingredientes e confecção da massa ficarão prejudicados ao ter que esperar para produzir uma nova remessa, fazendo com que sua empresa perca tempo e dinheiro nessa espera. Pode ocorrer ainda que a massa estrague, dependendo do quanto tenha que esperar, levando à perda de matéria-prima e dinheiro.
    Sugestão de Melhoria: Busque nivelar as etapas do seu processo produtivo para reduzir o tempo de espera entre elas. Manter em dia a manutenção dos maquinários também te auxiliará no processo de redução de perdas por espera, reduzindo paradas na produção por defeitos ou falhas. Se possível, tenha um cronograma de manutenção preventiva, onde as máquinas, periodicamente, passem por uma revisão e correção de peças que estão deterioradas, evitando a quebra e atraso na sua produção.

    Transporte

    Nessa causa a perda acontece no transporte de produtos de um ponto ao outro. Claro que você precisa transportar o seu produto até o cliente mas, não otimizar esse processo, gera perdas também.
    Alguns exemplos de problemas que resultam em perdas: rotas mal calculadas, falta de cuidados com a carga e falta de manutenção dos veículos.
    Sugestão de Melhoria: Realize melhorias no processo de logística, otimizando rotas e gastos com combustível. Carregar o veículo de maneira estratégica é uma ótima melhoria para evitar perdas no transporte, os produtos que serão entregues por último devem ser carregados primeiro, para ficar no final do veículo. Dessa forma, evitamos movimentações da carga de maneira desnecessária, minimizando as possibilidades de danificar essa mercadoria. O relatório picking list pode te auxiliar nesse processo, trazendo dados para definição de rota e a maneira mais eficaz de carregar o veículo que fará a entrega.

    Processamento

    Dar o seu melhor na produção de um produto é um diferencial para o seu cliente, mas é necessário ter cuidado para não realizar processos desnecessários, gerando mais custos e perdas na sua produção.
    Sugestão de Melhoria: Esteja sempre atento e em contato com seu cliente para saber o que ele realmente precisa e busque a maneira mais eficiente de produzir, evitando processos desnecessários. Se o problema da sua empresa estiver na organização do processo, utilizar o método Kanban é um grande aliado. Resumidamente, o método consiste em organizar seu processo em colunas, e cada produção será representada por um cartão. Conforme o produto avança no processo de produção esse cartão vai avançando etapas. Olhando para o quadro você pode identificar se alguma etapa da sua produção está causando gargalos, ou até, se existem etapas desnecessárias para o resultado final.

    Defeitos

    A falta de qualidade gera defeitos e produtos fora das especificações, causando perdas na produção. Essas falhas consomem recursos da empresa e geram retrabalho.
    Além disso, fabricar produtos com defeito compromete a sua reputação com o cliente, que ficará insatisfeito e, dificilmente, irá comprar da sua empresa novamente.
    Sugestão de Melhoria: Aqui é importante melhorar seu controle de qualidade e processos. Identifique as causas dos problema, priorize quais são mais urgentes e crie soluções para eles.

    Resumindo

    Nesse artigo te apresentamos alguns fatores e problemas que podem levar a perdas de materiais e produtividade.
    As perdas na produção existem e são mais comuns do que imaginamos. Estude o seu processo, identifique problemas e pontos de melhoria, defina prioridades e comece a realizar mudanças para reduzir perdas e otimizar recursos.
    Ter um sistema de gestão te auxiliará nesse processo, tornando ele mais simples e fácil de realizar.
    Ao centralizar todas as informações em um local você diminui o tempo para alimentação e análise dos dados.

    Não deixe de conhecer o Fácil123 e entender como ele pode ajudar a sua empresa. Entre em contato e agende uma demonstração do Fácil123.