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Qual a importância de um CRM? Quer saber tudo o que você precisa sobre o CRM? Continue lendo nosso post!

Por Kemilly

O CRM é essencial para todos os tipos de negócio, como forma de organização e de trazer mais maturidade ao seu negócio.

Por meio do CRM é desenvolvida uma prática de processos envoltos a armazenar informações e tornar o seu contato com o cliente, ainda mais assertivo.

Quer saber tudo o que você precisa sobre o CRM? Continue lendo nosso post!

O que é o CRM?

O CRM (customer relationship management ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente), refere-se à tecnologia e aos processos que uma organização usa para gerenciar seus contatos.
Assim, quando seu time entra em contato com um possível cliente, consegue armazenar na ferramenta dados necessários, como o nome, endereço, telefone, a descrição de ligações ou visitas anteriores. Dessa forma, os dados dos seus clientes ficam reunidos no mesmo lugar.
Um CRM vai muito além de uma lista de contatos, ele permite que a sua empresa construa um relacionamento, para assim oferecer uma melhor experiência para os seus possíveis cliente (LEADS), clientes, fornecedores e parceiros ao longo do seu processo.

Pra que serve o CRM?

Um CRM nos ajuda a registrar interações presentes ao longo dos processos de um negócio. Imagine seu vendedor ligando para uma empresa da carteira de clientes, ele identificou que o cliente comprou pela última vez há 120 dias, o objetivo do seu vendedor é reativar o cliente. Sabemos que começar uma conversa com esse cliente sem nenhuma informação, pode gerar um desconforto, pois ele pode ter parado de comprar por uma venda não entregue ou, até mesmo, por um prazo de pagamento que em determinada época não era viável.

Se você já possui um CRM, sabe que rapidamente é possível visualizar todas as informações necessárias para uma ligação mais direcionada. E também, visualizar uma conversa anterior.

– Oi “cliente”, tudo bem?
Estou te ligando pois percebi que você não comprou conosco nos últimos XX dias, lembro-me que na época tivemos um problema com a entrega do produto XX, queria ter a oportunidade de mudar essa má impressão que ficou e retornar nossa parceria.

No nosso dia a dia, vemos muitas ligações em que o vendedor não possui informações na conversa e muitas vezes fazem as ligações sem motivo, e seguem ligações como essa:

– Sou da empresa XXX e queria te oferecer o produto XXX, você compra esse item de quem?

Sua resposta a este tipo de ligação normalmente é “muito obrigado, mas não quero”

A diferença é que a informação é extremamente valiosa em uma conversa, ela faz com que você mostre organização, maturidade e profissionalismo. Além de que é uma forma de encurtar o caminho com o cliente.

Muitas empresas acreditam ainda que obter um CRM é caro ou até impossível de ser feito. Então deixa eu te mostrar como você pode começar.

Como usar CRM?

Ao longo da rotina da sua empresa, é possível inserir aos poucos um CRM, com informações básicas.

Se você tem um time de vendas, sabe que a rotatividade é comum. Então comece seu processo pedindo breves registros das visitas do seu time ou das ligações da sua equipe, do tipo “liguei para o cliente XX, porém ele falou que essa semana está tudo OK!”

Assim, você ganhará indicadores de quantas tarefas cada vendedor faz diariamente e quem fez mais tarefas e, de bônus, um histórico do que já foi conversado. Seu vendedor não precisará contar com a memória para saber o que foi falado com o cliente.