Leia em 6 minutos
WhatsApp: impulsione as suas vendas O WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta para impulsionar as suas vendas, vamos mostrar como nesse post!
Tente se lembrar rapidamente de pessoas do seu convívio que não tenham WhatsApp. Difícil, né?! Agora já pensou utilizar essa ferramenta a seu favor e impulsionar as suas vendas através do WhatsApp?
Pense nas vantagens: o aplicativo é gratuito, os clientes já estão conectados e você não precisa de uma equipe voltada somente para esse atendimento, é possível que a equipe responda o WhatsApp durante o tempo ocioso.
E tem mais: com a correria do dia a dia está cada vez mais difícil os seus clientes irem até o seu estabelecimento ou atender suas ligações, certo? O WhatsApp é rápido, fácil e prático para manter contato.
Como implementar o WhatsApp na minha empresa?
O primeiro ponto é definir por qual número as mensagens serão enviadas. Pode ser uma boa providenciar um aparelho próprio para seu negócio ou para cada vendedor dependendo da demanda.
Assim que já tiver estabelecido o número do WhatsApp que vai usar, divulgue! Você pode divulgar seu número nas redes sociais e no site da sua empresa. Assim, os clientes chegarão até você.
Além disso, você pode começar pela sua lista de contatos atuais, adicionando os seus atuais clientes nos contatos para identificar quais possuem WhatsApp. Você pode também enviar um e-mail para a sua lista informando o novo canal de atendimento.
Uma dica importante: quando você for salvar os seus contatos, o ideal é que você identifique todos os clientes para segmentá-los. Por exemplo: imagine que o José comprou uma calça jeans, você pode nomeá-lo como: José – Roupas Masculinas. Para o José não fará sentido receber ofertas de sapatos femininos e bolsas, por exemplo, concorda?
Você pode também colocar o nome do vendedor junto com o contato, assim evita problemas por brigas por comissão ou atendimento. No exemplo do José, o vendedor é o Rafael, então ficaria: José – Roupas Masculinas – Rafael.
Os clientes que chegarem sem que você conheça as preferências, você pode dar uma sondada e ir identificando quais produtos aquele cliente tem interesse, você pode também designar um vendedor responsável.
Gerando vendas com o WhatsApp
Agora que você já tem os seus contatos registrados e segmentados é hora de começar a vender! Aqui você tem três opções:
Mensagens individuais
Nessa situação você envia mensagens individuais para cada contato. Essa é uma opção que não é eficiente, pois demanda muito tempo.
Em um início enviar mensagem para 10 contatos pode não parecer tão complexo, mas pense em uma base de 100 contatos. Já fica mais complicado, certo?
Nós recomendamos que você use as mensagens individuais para responder dúvidas ou fechar negócio.
Agora vamos as alternativas mais eficazes:
Grupos por interesse
O grupo é aquela situação que você é adicionado com várias pessoas em um mesmo canal. Nos dias de hoje, quem não tem um grupo da família ou do trabalho?
Você pode enviar uma mensagem para o grupo e todos que participam irão receber. O problema do grupo é que o telefone do seu cliente será divulgado para todos os contatos daquele grupo, ou seja, a sua lista de clientes estará exposta.
Sem dúvidas, ele é mais eficiente que as mensagens individuais, mas é preciso ficar atento, pois o grupo pode se tornar um problema para sua empresa e vamos explicar o por quê.
Se algum cliente insatisfeito reclamar do seu serviço ou produto no grupo, isso pode causar um alvoroço desnecessário, trazendo prejuízos para a imagem da sua empresa e transformando o foco do grupo, que é a divulgação do seu produto, em um canal de reclamações.
Além disso, quando divulgamos alguma promoção esperamos que os clientes respondam para tirar dúvidas e fazer pedidos, certo? Essas mensagens, no grupo, ficam bagunçadas e é muito mais complicado tomar os pedidos.
A divulgação também fica comprometida, pois a mensagem importante, que é a divulgação do produto, fica seguida de várias outras não relacionadas. Vou fazer uma confissão que é quase universal: eu não leio todas as mensagens do grupo quando são muitas… 😛
Lista de Transmissão
Chegamos na última opção e a mais recomendada por nós: a lista de transmissão.
A lista de transmissão é uma funcionalidade que você consegue enviar mensagem para vários contatos ao mesmo tempo sem que eles tenham acesso aos números dos outros e as respostas. Vamos explicar melhor:
Você envia a mensagem pela lista de transmissão, mas o seu contato recebe a notificação de uma mensagem individual. Como o seu contato recebe dessa maneira você pode apostar em um conteúdo mais próximo do cliente, como se estivesse escrevendo só para ele.
Na lista de transmissão é legal que você crie listas para cada segmentação da sua empresa, por exemplo: uma para roupas femininas, outra para roupas masculinas e por aí vai… Você pode também separá-las por vendedor.
As mensagens respondidas caem no seu WhatsApp também como mensagens individuais, assim fica muito mais fácil dar a devida atenção ao seu cliente!
A única desvantagem da lista de transmissão é que o seu cliente precisa ter você adicionado nos contatos para receber suas mensagens.
Uma estratégia é passar seu número para o cliente e pedir que ele dê um oi para que você envie as mensagens para ele. Assim, ele terá que adicioná-lo para enviar essa mensagem.
Você também pode contar uma “historinha” para o cliente, falar que como você envia muitas mensagens por dia, precisa que o seu número esteja salvo nos contatos para não cair no spam. 😉
Se você tem interesse em criar uma lista de transmissão é só seguir esses passos.
Uma dica legal é mandar sempre ao final da mensagem que caso o cliente não queira mais receber as suas mensagens é só responder com RETIRAR. Assim, você manda mensagens apenas para quem realmente quer recebê-las. Só não se esqueça de retirar esse contato da sua lista de transmissão!
Utilizando o WhatsApp web
Nossa próxima dica não tem tanto impacto em como utilizar o WhatsApp para vendas, mas sim uma forma de otimizar esse uso e ganhar mais tempo. Está preparado?
O WhatsApp dispõe de um recurso que nem todos conhecem: o WhatsApp web. A partir dele é possível acessar o seu WhatsApp através do computador. Tornando a digitação mais rápida e efetiva.
O acesso é fácil e você pode aprender através dessa página.
Nossa sugestão de uso é que você digite os textos que deseja divulgar em um editor de texto comum, como por exemplo o NotePad ou o Word, e então é só copiar e colar nas listas de transmissão que deseja enviar. Simples, né?!
A única notícia que não é tão boa assim é que você não consegue acessar o WhatsApp web em mais de um computador ao mesmo tempo. O acesso é limitado a apenas um computador por vez. Mas, já é bem melhor do que digitar tudo no celular!
Esperamos que nossas dicas tenham um ótimo impacto na sua empresa!
Se você tem mais alguma sugestão de como usar o WhatsApp para impulsionar as vendas, compartilhe conosco nos comentários!