Leia em 3 minutos
Entenda as diferenças entre rentabilidade e lucratividade Calcular o retorno obtido com suas vendas e investimentos é uma tarefa importante. Mas você sabe a diferença entre lucratividade e rentabilidade? Confira!
O maior interesse de um gestor, sem dúvidas, é calcular todo o retorno efetivo obtido com suas vendas e investimentos. Afinal de contas, sem esse tipo de informação, fica difícil realizar projeções de caixa, planejar o crescimento da empresa ou verificar se ela tem ou não a capacidade para liquidar todas as suas dívidas no futuro.
Acontece que, muitas vezes, inúmeros administradores de empresas confundem os conceitos de lucratividade e rentabilidade, que significam coisas distintas, mas são igualmente importantes. Uma empresa pode ser lucrativa, por exemplo, mas ainda assim não ser rentável, simplesmente por erros de interpretação do gestor — ignorando as diferenças entre os conceitos.
Nesse post, pretendemos trazer as diferenças básicas entre a lucratividade e a rentabilidade, para auxiliar os gestores em suas previsões, planejamentos, estratégias de vendas e, principalmente, para que possam determinar a precificação dos seus produtos de maneira sustentável para o negócio. Confira logo a seguir!
Conceitos de rentabilidade e lucratividade
A lucratividade e o seu cálculo
Essa é a variável mais estimada pelos gestores de empresas. Basicamente, seu objetivo é verificar o quanto se ganhou ou se pretende ganhar com a venda de determinados produtos, considerados em conjunto ou isoladamente. Essa métrica ajuda a avaliar qual será o preço do produto ou serviço, uma vez que considera o preço de custo para que se determine o preço de venda e, desta forma, se defina com clareza qual será a margem de lucro com a qual a empresa vai operar.
Existe uma fórmula básica para descobrirmos a lucratividade:
A rentabilidade e o seu cálculo
Perceba, aqui, que existirá uma grande diferença entre a lucratividade e a rentabilidade e que, nem sempre, avaliar apenas o primeiro aspecto é suficiente para determinarmos se a empresa vai bem ou não.
A rentabilidade busca analisar os resultados da empresa por outra perspectiva, levando em consideração os investimentos (custos) feitos com as atividades habituais do negócio (como a compra de estoques, o pagamento de comissões para vendedores, entre outros), ao contrário da lucratividade, que tem como base um percentual sobre a receita total, como vimos. Assim, descobriremos o quanto do nosso lucro líquido representa sobre o total de investimentos.
Essa é a fórmula básica para descobrirmos a rentabilidade:
Lucratividade x rentabilidade: principais consequências
Confrontar a lucratividade da sua empresa pode trazer uma série de informações e análises importantes acerca da saúde financeira do seu negócio. Vamos supor, por exemplo, que a sua empresa possua uma alta lucratividade com a venda de produtos — para ficar mais fácil a visualização, vamos supor que o lucro sobre a venda de um produto seja de 90%. Ao mesmo tempo, ao avaliarmos os investimentos (custos) feitos com as atividades habituais do negócio, percebemos que a rentabilidade da empresa, apesar da alta lucratividade, seja baixa, de apenas de 10%.
Isso significa dizer que você opera um negócio de alto risco! Uma vez que, a qualquer mudança do mercado, os lucros estratosféricos obtidos com a venda de mercadorias podem sumir, o que vai impactar diretamente a sua rentabilidade (ela pode até mesmo ser obrigada a contrair dívidas)! Além disso, nesse caso que citamos, fica claro que é necessário aplicar uma política de controle de custos. Diversas outras análises devem ser feitas, por isso, sempre avalie a lucratividade junto com a rentabilidade.
Entendeu as principais diferenças entre a rentabilidade e a lucratividade? Deixe suas dúvidas nos comentários e fique ligado no blog para mais novidades!